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Ministério da Agricultura diz que Porto de Sines pode ser «‘hub’ europeu de agro-negócio»

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O Porto de Sines mudou as agulhas da sua estratégia global para a próxima década, procurando expandir horizontes e diversificar as suas áreas de actuação – o agro-negócio está, confirmou o presidente da APS na recta final de 2020, entre as prioridades do porto alentejano. Agora, foi a vez do Ministério da Agricultura confirmar o potencial da infra-estrutura portuária para se tornar um «hub europeu» neste segmento.

Ao ‘Jornal Económico‘, a tutela explicou que o Porto de Sines poderá desempenhar um papel central no redesenhar do circuito logístico da agro-indústria na Europa e no desenvolvimento de novos negócios nesta área, à boleia de parcerias com um dos grandes players, o Brasil. Ora, neste contexto de novas oportunidades, Sines surge como uma opção pertinente que reúne as valias necessárias para a aposta competitiva neste sector.

Transbordo para África, porta atlântica da Europa e fixação de projectos na região

«A utilização de um porto de águas profundas no sul do continente, possibilita, por um lado, operações de transbordo para o norte de África, o Mediterrâneo e a própria Europa atlântica e, por outro lado, a instalação em Sines, em condições muito competitivas, de projectos de cariz industrial e/ou logístico que acrescentem valor na cadeia logística agro-alimentar», explicou, ao jornal o ministério liderado por Maria do Céu Albuquerque.

Assim, aprofundou o Ministério da Agricultura, «Sines pode afirmar-se como um novo hub europeu de agro-negócio, tendo o Brasil como parceiro estratégico, em virtude do potencial oferecido pelo terminal multipurpose para a movimentação de grãos (principalmente soja e milho), associado à disponibilidade de serviços de linha regular garantidos pelo terminal de contentores, ao que se junta a disponibilidade de áreas para instalação de projectos de agro-indústria no porto e na ZILS». A visão está totalmente alinhada com os novos desígnios estratégicos do Porto de Sines.

Parceria em construção: Ministério da Agricultura do Brasil visitou Sines

Recorde-se que, no último dia de Setembro de 2020, a APS apresentou detalhadamente a abordagem estratégica que implementará nesta nova década, lançando os pressupostos que sustentarão o progresso da infra-estrutura portuária. Para além da intensificação do movimento de carga contentorizada (com a aposta na expansão do Terminal XXI e a construção de um adicional terminal, denominado Vasco da Gama), o porto pretende captar mais tráfego de hinterland, apostando nas potencialidades da ferrovia, e fomentar a articulação logístico-industrial, com foco na ZILS e na sua capacidade de fixar indústria e atrair novos negócios para a região. Neste contexto, o agro-negócio é uma das oportunidades primordiais.

Não por acaso, decorria o mês de Outubro de 2020, a Ministra da Agricultura do governo brasileiro visitou Sines, com o intuito de estreitar as ligações entre os dois países e explorar potenciais laços estratégicos, precisamente no âmbito do agro-negócio. Já neste arranque de ano, a Comunidade Portuária e Logística de Sines assinou um protocolo com a Câmara de Comércio Brasil Portugal – Centro Oeste para promoção do agro-negócio naquele porto nacional. Os primeiros passos para o estabelecimento de uma sólida parceria luso-brasileiro foram já dados.

O protocolo «prevê a constituição de um grupo de trabalho multidisciplinar com conhecimento profundo da cadeia de valor do mercado agropecuário brasileiro, incluindo a operação marítimo-portuária e a logística multimodal no Brasil e na Europa». O protocolo, frisou, à data, a CPLS, «insere-se na estratégia da plataforma industrial, logística e portuária de Sines em promover novas áreas de negócio em Sines, como o agro-negócio, através do potencial existente de deslocalizar os fluxos logísticos do norte da Europa para Portugal, graças à oferta conjunta e completa que Sines apresenta».

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