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Ministra do Mar lidera comitiva que procurará investimento chinês para os Portos

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A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai liderar uma comitiva portuguesa numa visita à China, numa ‘operação de charme’ que visa captar investimento chinês para os Portos nacionais como Sines, Lisboa ou Leixões.

A notícia é avançada pelo Jornal Económico e a iniciativa de diplomacia económica liderada pela Ministra do Mar foi confirmada pela Revista Cargo, que sabe também que a ida à China já esteve agendada para uma data anterior deste ano – mas que acabou adiada por motivos de agenda dos vários convidados para acompanhar a delegação do Ministério do Mar.

O Jornal Económico adianta mesmo que a missão empresarial contará com passagens por Pequim, a capital chinesa, mas também por Xangai e Hong Kong – duas cidades portuárias de grande relevo à escala global.

Yildirim, Mota-Engil ou Teixeira Duarte farão parte da comitiva

Na mesma notícia do Jornal Económico são ainda avançados os nomes de algumas das empresas que acompanharão a Ministra nesta visita à China. Entre elas estará o Grupo Yildirim, que através da Yilport detém hoje vários terminais portuários em Portugal. A Mota-Engil ou a Teixeira Duarte são outras duas entidades que farão parte da delegação.

Recorde-se que o Governo apresentou, no final do ano passado, a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária para o período 2016-2026, a qual contempla projectos de grande dimensão (nomeadamente o novo terminal de contentores de Sines, o novo terminal do Barreiro ou o novo terminal de Leixões) e onde o investimento privado será fundamental para aumentar a capacidade dos Portos nacionais. A China, cada vez mais o grande player portuário à escala global, será vista pelo Ministério do Mar como um mercado com potencial interesse nos vários projectos portugueses – de resto, por mais do que uma vez já foi associado investimento chinês aos projectos do Terminal Vasco da Gama de Sines ou do Terminal do Barreiro.

Nova ‘Rota da Seda’ também debaixo de olho

Ao longo dos últimos tempos, a Revista Cargo tem dado destaque ao mega-projecto chinês ‘Belt and Road’ (OBOR) e à concretização da ‘Nova Rota da Seda’. E Portugal parece definitivamente apostado em fazer parte do grande projecto chinês, como já tinha ficado evidente no acordo recentemente assinado no Porto de Sines.

Ora, a ida à China que prepara o Ministério do Mar também poderá ser o momento ideal para posicionar Portugal e os Portos nacionais de vez nesses planos chineses.

 

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