Governo Sistema Nacional Barreiro memorando

Ministra do Mar abordou o ‘Brexit’: portos lusos e britânicos devem manter «relação facilitada»

MarítimoComentários fechados em Ministra do Mar abordou o ‘Brexit’: portos lusos e britânicos devem manter «relação facilitada»277
Tempo de Leitura: 2 minutos

Ontem, em audiência parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar, a Ministra do Mar abordou a temática do Brexit e a forma como todo o processo poderá afectar Portugal e a relação entre os sistemas portuários de ambas as nações.

Na audiência, requerida pelo BE, Ana Paula Vitorino vincou que pretende a manutenção de uma «relação facilitada» entre os portos portugueses e os seus congéneres britânicos, tendo o Executivo preparado vários cenários de resposta nesse sentido: «Queremos continuar a ter uma relação facilitada entre os nossos portos e os do Reino Unido».

Uma das prioritárias preocupações: as exportações. A Ministra do Mar assegurou que as preocupações da área governativa do mar são similares às dos outros sectores, estando já em marcha alguns programas para tentar minimizar o impacto para Portugal da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

«Para apoiar as entradas e saídas temos um conjunto de planos […] relativos à janela única logística entre portos portugueses e do Reino Unido, para não acrescentar às questões que têm a ver com taxas de importação e exportação problemas de perda de competitividade», frisou Ana Paula Vitorino.

Recorde-se que, após notícia adiantada pela TSF, veio a lume que o Executivo se encontra preocupado com o possível estrangulamento dos portos portugueses, em caso de consumação de uma saída do Reino Unido da UE sem acordo. O Executivo teme os efeitos das consequentes alterações no fluxo de passageiros e mercadorias que chegam por via marítima – em caso de Brexit sem acordo, os transportes marítimos e portos nacionais passarão a aplicar as mesmas regras ao Reino Unido que a países fora da UE.

Com Lusa/Dinheiro Vivo

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com