Ministra do Mar anunciou investimento público de 100 milhões de euros no Porto de Sines

Marítimo Comentários fechados em Ministra do Mar anunciou investimento público de 100 milhões de euros no Porto de Sines 345
Tempo de Leitura: 4 minutos

Depois de, na passada Quinta-feira, ter feito aprovar em Conselho de Ministros os dois diplomas que definem as bases da concessão do novo Terminal Vasco da Gama e da ampliação do actual Terminal XXI, que vão trazer um investimento privado de 1,2 mil milhões de euros para o Porto de Sines, a Ministra do Mar anunciou esta Quarta-feira uma série de investimentos públicos que, no total, chegarão aos 100 milhões de euros.

O Porto de Sines está apostado em continuar a sua acentuada evolução e todos os sinais apontam para um reforço, em toda a linha, do seu poder operacional e infra-estrutural – prova disso foi a aprovação dos diplomas (em sede de Conselho e Ministros) que definem os termos da concessão do novo terminal de contentores e da ampliação do Terminal XXI, prometendo, no horizonte, um investimento privado massivo.

Mas nem só de investimento privado é feito este apetrecho – o investimento público ascenderá aos 100 milhões de euros, com a maioritária fatia – 98,3 milhões – a ter recebido luz verde do Governo (em sede de Assembleia Geral) nesta Quarta-feira, dia em que foi apresentado o novo sistema de de controlo de tráfego marítimo (VTS), que permitirá aumentar a segurança e vigilância marítima para padrões compatíveis com o crescimento do tráfego no porto de Sines e exponenciar a fluidez e da segurança da navegação dos navios que demandam os portos de Sines, Faro e Portimão.

Materializando um investimento de 900 mil euros (adjudicado através de concurso público internacional), o sistema (já em total funcionamento) está integrado com o principal sistema operacional de suporte ao negócio, a Janela Única Portuária, permitindo obter dados essenciais para o processo de facturação da APS e das restantes autoridades, no âmbito da Factura Única Portuária, enfatizou ontem Ana Paula Vitorino.

Ampliação do Molhe Leste contará com 75 milhões de investimento

Passemos ao investimento público de 98,3 milhões de euros: este resultará na ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines em 750 metros, (investimento de 75 milhões), que garantirá adequadas condições de abrigo à agitação marítima, proporcionará melhores condições de manobras de acesso e rotação dos navios de maiores dimensões. Sines contará também com uma nova lancha de pilotos (investimento de 900 mil euros) que permitirá prestar melhores serviços e possibilitar uma maior celeridade na capacidade de resposta do Porto face ao esperado crescimento do tráfego.

Previsto está também um investimento de cerca de 4 milhões de euros na construção de um Centro de Despacho de Mercadorias & Pré-Gate Rodoviária que permitirá a realização dos fluxos intermodais, de movimentação e inspecção pelas autoridades, sem atrasos prejudiciais à performance dos stakeholders, o que fortalecerá o carácter pioneiro do Porto de Sines no que toca à agilização e simplificação de procedimentos.

Ferrovia e rede eléctrica serão alvo de investimento de 18,4 milhões

Cerca de 10 milhões estão destinados a reforçar a rede eléctrica para alta tensão, permitindo assim suprir as necessidades da rede eléctrica do Porto de Sines a 30 anos, aumentando a potência disponível de 10MVA para 50MVA. Também a componente ferroviária não ficou esquecida: cerca de 8,4 milhões de euros irão para a requalificação do ramal ferroviário do porto, melhorando as condições de operação e manobra de forma a permitir a movimentação de composições com 750 metros – um passo fulcral para uma plataforma ferroviária de cargas que conta com 6 mil comboios por ano. «Pretendemos que esses números aumentem, por ser um meio de transporte mais eficiente, competitivo e amigo do ambiente», vincou o Executivo.

«Com um total de investimento público de cerca de 100 milhões de euros, potenciamos o Porto de Sines e preparamo-lo para responder com eficiência a uma movimentação de contentores acima dos 7 Milhões de TEU por ano», frisou o Governo, na voz da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que marcou presença na sessão de apresentação dos projectos para o porto alentejano.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com