Ministra do Mar cria Grupo de Trabalho para desenvolver conceito legal de Porto Seco

Marítimo Sem comentários em Ministra do Mar cria Grupo de Trabalho para desenvolver conceito legal de Porto Seco 664

A implementação do conceito legal de Porto Seco é um dos projectos transversais que fazem parte da ‘Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária’ apresentada por Ana Paula Vitorino no final do ano passado. E o processo está já em andamento, segundo adiantou esta quarta-feira o Director-Geral da DGRM, José Simão.

Numa intervenção durante a Conferência ‘Logística e Cadeias de Abastecimento – Nova Era, Novos Desafios’, promovida pela Comunidade Portuária de Sines (CPSI), o responsável da DGRM adiantou que «o Ministério do Mar vai constituir um Grupo de Trabalho para desenvolver o conceito legal de Porto Seco», um pouco à imagem do que foi feito no projecto da Janela Única Logística (JUL) – que já está mais adiantado e que é liderado, precisamente, por José Simão.

O Director-Geral da DGRM admitiu mesmo que a implementação do conceito legal de Porto Seco se torna ainda mais urgente pelo facto de «Espanha ter já isso muito desenvolvido, com Portos Secos para onde segue a carga como se nunca saísse dos terminais portuários junto ao mar». Trata-se, portanto, de mais uma ferramenta que reforçará a competitividade dos portos nacionais e da sua ligação ao hinterland.

De resto, José Simão deixou ainda o convite à Comunidade Portuária de Sines e a outras entidades relevantes presentes para que colaborem na criação do Modelo de Referência Nacional 2 (MRN2) da JUL assim como neste processo de implementação do conceito legal de Porto Seco.

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com