Ministra do Mar marca presença, neste dia 12, na assinatura da extensão da concessão do Terminal XXI

Marítimo Comentários fechados em Ministra do Mar marca presença, neste dia 12, na assinatura da extensão da concessão do Terminal XXI 461
Tempo de Leitura: 2 minutos

Neste próximo Sábado (dia 12 de Outubro), será celebrada, nas instalações do Ministério do Mar (na Avenida Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, em Algés) a cerimónia de assinatura do quinto Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a empresa concessionária, a PSA Sines. A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marcará presença na sessão.

Aditamento da concessão marca «nova fase de expansão» do Terminal XXI

A cerimónia arrancará às 12:30 horas deste Sábado, e marcará a oficialização de uma «nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines», como descreveu o Ministério do Mar, através de uma nota de imprensa à qual a Revista Cargo teve acesso. Recorde-se que, em meados de Julho passado, foi anunciado pela primeira vez – pela voz da própria ministra – o acordo entre a concessionária e a APS.

No dia 17 de Julho, recorde-se, a comissão de negociação nomeada pelo Governo e a PSA Sines haviam acordado pontos fulcrais, contendo os traços do modelo financeiro da concessão para a expansão; um investimento global de 547 milhões, a concretizar pela concessionária (expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores); a extensão do prazo de concessão em 20 anos; uma frente de cais de 1.950 metros(actualmente 1.040 m), repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, possibilitando a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração; a instalação de mais 9 gruas “super post-panamax”(total passará a ser 19), 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores; a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 hectares para 60 hectares; e o aumento da capacidade dos actuais 2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU.

Poucos dias depois, a 25 de Julho, era aprovado, em Conselho de Ministros, o diploma que definia as bases da expansão do Terminal XXI, abrindo assim as portas do quinto aditamento ao contrato de concessão da infra-estrutura de contentores do porto alentejano.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com