Ministra do Mar: Projecto do terminal do Barreiro «está a ser revisto, na sua dimensão e profundidade»

Marítimo Comentários fechados em Ministra do Mar: Projecto do terminal do Barreiro «está a ser revisto, na sua dimensão e profundidade» 307
Tempo de Leitura: 1 minutos

Em entrevista concedida ao jornal ‘Observador’, Ana Paula Vitorino abordou, entre uma panóplia de vários temas, o projecto da nova infra-estrutura portuária do Barreiro – o dossier, que tem encontrado obstáculos e sido forçado a alterações de raiz, encontra-se, agora, «a ser todo revisto», adiantou a governante, recordando que o « principal senão do projecto era precisamente sobre a qualidade da água».

«Foi entregue o estudo de impacto ambiental, decorreu o processo de avaliação ambiental, mas as autoridades ambientais consideraram que o projecto, tal como estava, tinha danos para a qualidade da água junto ao Barreiro. O principal senão do projecto era precisamente sobre a qualidade da água», resumiu a Ministra do Mar. «Nós retirámos o processo da APA e neste momento está a ser todo revisto, quer na sua dimensão, quer na profundidade que foi enviada para a APA», revelou Ana Paula Vitorino.

«Estava uma profundidade de menos 16 metros. Essa profundidade implica mexer nos fundos que podem estar contaminados e isso pode afectar a qualidade da água. O que os engenheiros estão agora a analisar é se é possível, se se justifica, o porto com uma menor profundidade, passando de menos 16 metros para menos 14 metros ou para menos 12», detalhou a líder da pasta do Mar, lembrando que «alguns terminais de Lisboa têm uma profundidade de menos 12 metros».

«Não se trata de fazer [no Barreiro] algo que não seja utilizável, mas sim saber se, diminuindo a profundidade e diminuindo o tamanho do terrapleno, tudo se torna muito menos impactante e se as autoridades ambientais assim já consideram que está dentro dos padrões que têm que ser respeitados», finalizou Ana Paula Vitorino.

 

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com