Ministro chinês «fez grande manifestação de interesse» nas virtudes de Sines, garantiu Ministra do Mar

Marítimo Comentários fechados em Ministro chinês «fez grande manifestação de interesse» nas virtudes de Sines, garantiu Ministra do Mar 624
Tempo de Leitura: 3 minutos

Na passada Sexta-feira, o Porto de Sines foi novamente alvo de uma clara demonstração de interesse por parte de investidores internacionais que encaram a infra-estrutura portuária como uma oportunidade por explorar – uma comitiva chinesa, liderada pelo Ministro dos Recursos Naturais do Governo da República Popular da China, visitou o porto alentejano e reuniu com a Ministra do Mar e a administração portuária, no sentido de avaliar as potencialidades da plataforma e equacionar futuros investimentos que permitam ao porto crescer ainda mais.

Reunião «correu muitíssimo bem», revelou Ministra do Mar

porto de sinesA Revista Cargo acompanhou de perto a chegada da comitiva chinesa ao porto e, após a reunião, teve a oportunidade de indagar Ana Paula Vitorino sobre o resultado das conversações: «Esta reunião correu muitíssimo bem, houve manifestações de interesse muito grandes relativamente aos novos investimentos no Porto de Sines mas também relativamente a outros investimentos noutras áreas ao longo do país», começou por responder a líder da pasta do Mar – que esteve acompanhada por José Luís Cacho, presidente da APS – à comunicação social presente.

O Ministro dos Recursos Naturais do Governo da República Popular da China, Lu Hao, «fez uma manifestação de interesse muito grande, colocando várias perguntas, sobre características técnicas, capacidades, investimentos, prazos, enfim: perguntas de quem está mesmo interessado, chegando ao fim assumiu o compromisso de explicar, a várias empresas chinesas, as potencialidades do Porto de Sines e do Terminal Vasco da Gama. Isso é muito interessante para nós: quantos mais concorrentes tivermos maior será a importância internacional que é atribuída ao Porto de Sines e a Portugal».

Terminal Vasco da Gama: «em breve será lançado o concurso público internacional»

O avultado investimento em Sines «trata-se de um investimento muito elevado, que naturalmente só investidores com grande capacidade financeira poderão concorrer, portanto, é muito bom quando existem potenciais investidores que manifestam o seu interesse, ou gente que pode angariar tais investidores», analisou a Ministra do Mar, lembrando que, neste momento, «o projecto do Terminal de Vasco da Gama – que está aprovado – está em apreciação em Conselho de Ministros. Todos os documentos do concurso já estão em circulação para Conselho de Ministros».

Tal como a Revista Cargo havia já dado conta, esta é mais uma manifestação de interesse nas potencialidades de Sines, das suas infra-estruturas e das que ainda virão apetrechar o porto. «Não será para a semana, certamente, mas em breve será lançado o concurso público internacional, e que bom que tem havido várias manifestações de interesse, devo dizer que esta não é a primeira, isso deixa-nos muito descansados relativamente àquilo que é um projecto tão estratégico para todos nós», comentou Ana Paula Vitorino.

Sines «já é um dos melhores portos do mundo»

«Este novo terminal terá uma capacidade – quando estiver concluído, e não quer dizer que esteja concluído todo ao mesmo tempo, aliás à semelhança do que aconteceu com o Terminal XXI – que corresponderá a um investimento de cerca de 600 milhões de euros e terá uma capacidade para 4 milhões de TEU. É substancial, é importante – Sines já estará, nessa altura, no topo dos portos europeus, com elevada capacidade. Sines, pela suas condições naturais, pelos fundos que tem, pela sua posição geoestratégica, já é um dos melhores portos do mundo. E nós queremos que seja, de facto, um porto que tenha uma elevada utilização e uma elevada preferência por parte das empresas de Shipping», declarou ainda.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com