Pedro Nuno Santos país

Ministro das Infra-estruturas assegura: «Vamos investir mais na ferrovia do que na TAP»

Terrestre Comentários fechados em Ministro das Infra-estruturas assegura: «Vamos investir mais na ferrovia do que na TAP» 230
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na passada Quarta-feira, no arranque deste mês de Setembro, Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estruturas, afirmou, em Lisboa, que o investimento levado a cabo na ferrovia será superior àquele realizado na companhia aérea TAP, que tem sido alvo de ajudas estatais.

Ferrovia e aviação devem complementar-se, disse Ministro das Infra-estruturas

ferrovia alemanha Comissão EuropeiaO líder da pasta das Infra-estruturas salientou que ambos os meios de transporte deve ser complementares. «Vamos investir mais na ferrovia do que na TAP. A ferrovia pode substituir a aviação nas distâncias mais curtas», sublinhou Pedro Nuno Santos, na sequência durante da sessão que antecedeu o arranque do Connecting Europe Express, uma viagem de comboio pela UE para divulgar os benefícios deste meio de transporte.

Segundo vincou o governante, o comboio nunca poderá substituir o avião no que diz respeito às longas distâncias, mas pode representar uma sólida e efectiva alternativa nas curtas distâncias, assim que existam condições para tal, nomeadamente, uma ligação de uma hora entre as cidades de Lisboa e Porto. Pedro Nuno Santos recordou também que mesmo a rodovia é complementar ao transporte ferroviário (de cargas e pessoas), uma vez que o objectivo dos comboios não é chegar a todos os bairros. «Cada meio de transporte tem a sua função», enfatizou o ministro, explicando haver espaço e utilidade para cada metodologia de transporte.

Ferrovia já se encontra em fase de recuperação, adiantou o ministro

Nesse mesmo dia, o Ministro das Infra-estruturas sublinhou que, «após décadas de desinvestimento», a rede ferroviária nacional encontra-se, finalmente, em fase de recuperação, com todos os principais corredores a serem alvo de trabalhos de modernização. Neste contexto, espera-se que o Programa Ferrovia 2020 esteja completado na recta final do ano de 2023, como Pedro Nuno Santos tem vindo a reiterar.

Fonte: Lusa e Observador

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com