Ministro das Infra-estruturas revela ambição de «ligar Lisboa e Porto à maior velocidade possível»

Terrestre Comentários fechados em Ministro das Infra-estruturas revela ambição de «ligar Lisboa e Porto à maior velocidade possível» 363
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, concedeu, no passado dia 9 de Setembro, uma entrevista ao programa ‘Tudo é Economia’, da RTP3, e abordou um dos temas quentes da cena política portuguesa: o TGV, que voltou à ordem do dia pela boca de Rui Rio. O reparo do candidato do PSD até mereceu resposta por parte do Primeiro-Ministro, António Costa. Pedro Nuno Santos também não fugiu ao tema.

O governante, que esteve em contínuo destaque durante a luta laboral vivida, desde Abril, no seio do sector do transporte rodoviário de mercadorias (no papel de mediador), lembrou que, «a partir dos 250 quilómetros já se considera TGV», a famigerada sigla francesa para a denominação Train à Grande Vitesse. Mais importante que a velocidade da circulação, é a celeridade com que dois pontos podem ser unidos, sublinhou.

«As linhas que nós estamos a fazer são linhas que permitem que os comboios circulem até aos 250 quilómetros/hora. O que nós devemos falar é a velocidade a que nós queremos ligar dois pontos. E eu julgo que deve ser uma ambição do país nós conseguirmos ligar Lisboa e Porto à maior velocidade possível e viável, obviamente», defendeu Pedro Nuno Santos durante a entrevista.

Explanado o raciocínio, o governante frisou que esta «deve ser uma ambição que o país tem, dentro das capacidades financeiras e orçamentais que o país tem». «Nós temos prevista a optimização das infra-estruturas que nós temos, criando quatro variantes na linha do Norte, que já vão permitir ganhar muito tempo. Nós ainda hoje não fazemos Lisboa-Porto em duas horas. Esse é o nosso primeiro objectivo», vincou.

Com RTP3 e Jornal Económico

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com