Moçambique e Malaui acordam expansão do Corredor de Nacala

Terrestre Comentários fechados em Moçambique e Malaui acordam expansão do Corredor de Nacala 824
Tempo de Leitura: 1 minutos

Está dado mais um passo decisivo na expansão do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, com a assinatura, na passada sexta-feira, de um acordo entre os governos de Moçambique e do Malaui.

O acordo entre os dois países contempla um financiamento adicional de 2.500 milhões de dólares para o Corredor que inclui uma linha de caminho-de-ferro que atravessa os dois países, ligando Moatize (província de Tete) ao porto de Nampula (província de Nampula).

O acordo prevê assim a evolução do corredor «bem como o fomento do crescimento económico, através da promoção e coordenação de negócios economicamente viáveis nos sectores de transporte, agricultura, comércio, mineiro e turismo», afirma o governo moçambicano.

Basicamente, o novo documento assinado é uma adenda ao acordo entre os governos de Moçambique e do Malaui sobre o Corredor de Desenvolvimento de Nacala, celebrado a 28 de Setembro de 2000.

Por outro lado, o novo acordo também está relacionado com a regulação e coordenação dos aspectos trans-fronteiriços, uma vez que a infra-estrutura ferroviária atravessa parte do território do Malaui e, para o efeito, é necessário ter em consideração alguns aspectos práticos de ordem jurídica, tais como imigração e processos alfandegários.

Recorde-se que o Corredor de Desenvolvimento de Nacala foi inaugurado em Maio, num investimento de 4,5 mil milhões de dólares financiado pelo grupo mineiro brasileiro Vale.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com