ferrovia moçambique cfm

Projecto ferroviário executado pela portuguesa Mota-Engil ligará Malawi a Moçambique

Terrestre Comentários fechados em Projecto ferroviário executado pela portuguesa Mota-Engil ligará Malawi a Moçambique 836
Tempo de Leitura: 1 minutos

A empresa Vale Logistics prepara-se para lançar o portentoso projecto ferroviário que atravessará o Malawi, conectando dois pontos cruciais das suas operações logísticas, tanto no Oeste como no Este de Moçambique. O projecto multidisciplinar de mil milhões de dólares, executado pela divisão Mota-Engil África, da portuguesa Mota-Engil, integra o Corredor de Desenvolvimento de Nacala, que tem como propósito beneficiar diversos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Entre as várias características do projecto ferroviário estão construções de linhas que brotam em terrenos dos mais difíceis de lidar aquando da execução deste tipo de trabalhos; nas colinas do distrito de Mwanza, onde o terreno em nada ajuda ao planeamento e construção, surgem agora conexões que se estendem até ao importante município de Liwonde, que, de acordo com as previsões, se transformará num pólo de crescimento económico de carácter transnacional. A Mota-Engil recrutou cerca de 5000 funcionários e centenas de outros colaboradores indirectos para tornar o projecto realidade.

Projecto executado «atempadamente» pela Mota-Engil satisfaz Malawi

«Estamos contentes pelo facto do complexo ter sido construído e finalizado atempadamente, assim beneficiando os dois países, Malawi e Moçambique», declararam representantes do Executivo do Malawi à publicação ‘Nyasatimes’. O projecto, nascido da iniciativa do sector privado, procura criar as condições (infra-estruturais) para que a brasileira Vale Logistics possa movimentar cerca de 18 milhões de toneladas de carvão, das minas de Coatize, em Moçambique, passando pelos distritos de Mwanza, Chikhwawa, Neno, Balaka e Machinga, até ao Porto de Nacala, no Este de Moçambique.

 

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com