conectividade porto de xangai

Movimentação de cargas nos portos chineses registou forte expansão até Junho

Marítimo Comentários fechados em Movimentação de cargas nos portos chineses registou forte expansão até Junho 243
Tempo de Leitura: 2 minutos

A movimentação de cargas e, em especial, de contentores, registou, nos portos da China, uma forte expansão no primeiro semestre, no seguimento do país se estar a esforçar para aumentar o espaço disponível para embarques de carga e, simultaneamente, a oferta de contentores vazios.

Esta foi a mensagem governamental lançada, recentemente, pelo Ministério dos Transportes da China, ao analisar os dados sobre a movimentação de cargas nos portos do país: entre os meses de Janeiro e Junho de 2021, as infra-estruturas portuárias da China movimentaram 7,64 mil milhões de toneladas de carga, um aumento de +13,9% em relação ao mesmo período de 2019, relatou Sun Wenjian, porta-voz do ministério.

Movimentação de contentores atingiu os 140 milhões de TEU

Os dados veiculados pelo Ministério dos Transportes dão conta de uma movimentação de contentores do país nos portos a crescer +15% em termos anuais, atingindo, assim, os 140 milhões de TEU no período Janeiro-Junho, espelhando uma expansão de +8,8% em relação ao mesmo período em 2019. Um dos grandes desafios que o país enfrenta – e por conseguinte, todo o sector logístico global – a redução da escassez de contentores.

Para diminuir a escassez de contentores e o aumento contínuo das taxas de frete no mercado de transporte marítimo internacional, o governo chinês salientou que tem trabalhado com várias instituições para aumentar substancialmente o espaço de transporte das principais companhias marítimas. A capacidade nas rotas da América do Norte e Europa aumentou 55% e 30%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

Governo chinês garante que está a tentar atacar escassez de contentores vazios

De acordo com o portal de informação Xinhua.net, os ministérios chineses também estão a desenvolver esforços de coordenação com os fabricantes de contentores para que seja possível materializar um aumento da produção. Actualmente, a capacidade de produção mensal atingiu um recorde de mais de 500.000 TEU. Durante o passado mês de junho, a escassez de contentores vazios nos principais portos da China foi de 1,4%: este valor traduz uma queda de -12,2 pontos percentuais em relação ao início do ano, acrescentou ainda o porta-voz do ministério.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com