MSC Cruzeiros sustentabilidade

MSC Cruzeiros na senda da «liderança ambiental» com distinção nos ‘Marine Protection Awards’

MarítimoComentários fechados em MSC Cruzeiros na senda da «liderança ambiental» com distinção nos ‘Marine Protection Awards’296
Tempo de Leitura: 4 minutos

O programa de Sustentabilidade líder da indústria da MSC Cruzeiros foi reconhecido pela Associação Norte-Americana de Protecção do Meio Ambiente (NAMEPA) nos prémios Marine Environment Protection Awards 2020, tendo sido distinguido na categoria de Indústria Marítima.

O reconhecimento, frisou a empresa em comunicado, «enaltece o trabalho ambiental multifacetado da MSC Cruzeiros e reconhece três feitos importantes de sustentabilidade alcançados em 2019: o início da construção do MSC World Europa, o primeiro de nove navios de última geração movidos a GNL a juntar-se à frota da companhia na próxima década; a restauração da Ocean Cay MSC Marine Reserve nas Bahamas ao seu estado original; e as etapas significativas levadas a cabo para eliminar gradualmente os objectos de plástico de utilização única em toda a frota».

MSC Cruzeiros com motivação extra para «alcançar um futuro de impacto zero»

«É uma enorme honra receber este prémio, que reconhece os nossos esforços contínuos para alcançar um futuro de impacto zero. Como companhia, estamos inequivocamente comprometidos em proteger o meio ambiente, as comunidades costeiras que visitamos e todos os nossos funcionários. A nossa visão a longo prazo é a de nos tornarmos líderes ambientais no sector marítimo a nível geral. Estamos a fazê-lo constantemente, ao tomar medidas para diminuir o impacto ambiental da nossa frota e a investir no desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais de última geração», comentou, na sequência da distinção, Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruzeiros.

Em simultâneo, a MSC Cruzeiros publicou recentemente o seu Relatório de Sustentabilidade 2019. Com base nas ambições a longo prazo da Companhia, o relatório destaca a visão da MSC Cruzeiros em tornar-se num líder ambiental no sector marítimo a nível global, projecta o caminho para a companhia alcançar um futuro mais sustentável e sumariza os principais feitos de sustentabilidade alcançados no ano passado.

O programa de sustentabilidade da MSC Cruzeiros é estruturado em torno de quatro principais pilares: Planeta, Pessoas, Lugares e Provimento. Tal, explicou a empresa, «traduz-se num esforço para melhorar de forma continua o desempenho ambiental da frota; numa preocupação para com todos os colaboradores promovendo a diversidade e a inclusão; trabalhar para assegurar que o impacto nas comunidades costeiras que a MSC Cruzeiros alcança permaneça positivo; e num fornecimento responsável dos produtos e serviços que a Companhia adquire».

Os feitos significativos em Sustentabilidade em 2019 da MSC Cruzeiros incluem o seguinte:

  • Início da construção do MSC World Europa, o primeiro navio movido a GNL da Companhia. Com emissões significativamente reduzidas, o navio irá incorporar um processo inovador de tecnologia de células de combustível de óxido sólido para promover ainda mais o desenvolvimento desta tecnologia avançada para os esforços de descarbonização;
  • A inauguração da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, transformada de um antigo local de extracção de areia num destino com sustentabilidade na sua essência. A MSC Cruzeiros está, neste momento, a trabalhar para criar um viveiro de corais e um laboratório marinho na ilha como apoio ao restabelecimento dos corais e da vida selvagem oceânica em redor da ilha;
  • Este ano, também testemunhou os esforços da recém-inaugurada MSC Foundation ao tornar-se num factor chave e um importante veículo para canalizar os esforços de caridade da MSC Cruzeiros e para melhorar ainda mais o relacionamento com as comunidades que sua frota visita. Durante o furacão Dorian nas Bahamas, em Agosto e Setembro, a MSC esteve presente a prestar auxilio humanitário, entregando mais de 250 contentores de mercadorias, incluindo água, arroz, geradores e materiais de construção;
  • Com o crescimento da companhia em 2019, aumentou também o número e a diversidade de funcionários da MSC Cruzeiros. Mais de 8.000 homens e mulheres juntaram-se à família MSC Cruzeiros em 2019, de 124 nacionalidades.

Aposta em soluções ambientais de última geração

A aposta em tecnologias e soluções ambientais de última geração, enfatizada por Pierfrancesco Vago, inclui a implementação de sistemas híbridos de limpeza de gases de exaustão e sistemas de redução catalítica selectiva (SCR) para minimizar óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogénio (NOx) e partículas no ponto de escape. Todos os navios que foram entregues a partir de 2017, estão também equipados com recursos cold ironing para ligação às redes de energia locais enquanto estão atracados, resultando numa forte redução das emissões atmosféricas enquanto o navio está no porto.

Em relação à gestão de águas residuais, adiantou ainda a empresa em comunicado, os navios «estão equipados com sistemas de tratamento avançados que transformam água negra em água com qualidade quase de torneira, sistemas de tratamento de água de lastro e plantas de produção de água doce capazes de produzir água potável suficiente para cobrir as necessidades do navio».

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com