MSC e Porto de Valência testam projecto inovador de IoT

Marítimo, Terrestre Comentários fechados em MSC e Porto de Valência testam projecto inovador de IoT 489
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Traxens, especialista tecnológica com foco na área logística, anunciou que está a colaborar com a Mediterranean Shipping Company (MSC) num projecto de Internet-of-Things (IoT) no Porto de Valência, em Espanha. O projecto, que conta também com a Valenciaport como parceiro, pretende melhorar a eficiência operacional e está já no terreno desde o passado mês de Setembro.

No âmbito deste projecto, os camiões da MSC Espanha foram equipados com a tecnologia de IoT da Traxens, que permite o tracking em tempo real dos veículos. A tecnologia ajudará as entidades portuária a uma melhor previsão e gestão de potenciais congestionamentos e constrangimentos, antecipando também chegada dos camiões às gates do porto.

Em comunicado, a Traxens admite esperar uma significativa melhoria operacional devido à fácil monitorização da actividade rodoviária e à melhor gestão da frota. Para que isso suceda, a Traxens instalou uma gate no terminal de Valência para permitir uma melhor e mais segura conectividade.

Por outro lado, a Traxens disponibiliza também acesso à sua plataforma de análise de big data, a TraxensHub, com dados valiosos para todas as autoridades portuárias e demais envolvidos.

Todas as partes entusiasmadas com futuros resultados do projecto

«O nosso projecto piloto no Porto de Valência é uma das primeiras aplicações de um sistema de IoT num ambiente portuário e estamos avidamente à espera dos resultados», admite James Delort, Director Geral da Traxens. «Acreditamos que o big data é o futuro do sector do shipping. Estamos muito satisfeitos por podermos cooperar com o Porto de Valência, que tem o ValenciaportPCS, um dos melhores Port Community Systems, num projecto tão importante», acrescentou.

Já Jaime Lopez, da MSC Spain, refere: «Já usamos dispositivos IoT da Traxens para rastrear os nossos contentores e acreditamos que a funcionalidade pode realmente ajudar as autoridades portuárias na melhoria das operações. Isso pode trazer benefícios para todas as partes». Recorde-se que a MSC já tinha anunciado parceria com a Traxens, apostando em contentores inteligentes, também com base em IoT.

Por sua vez, Miguel Llop, da Valenciaport, admite que «o Porto de Valência acredita no papel da inovação e digitalização para o futuro dos portos», acrescentando que o porto espanhol está «deliciado por fornecer um espaço de testes para a Traxens, o que poderá eventualmente resultar em melhoras nas operações para toda a indústria do shipping».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com