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MSC junta-se à CMA CGM e Hapag-Lloyd na rejeição da Rota do Mar do Norte

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A Mediterranean Shipping Company (MSC) é a última grande transportadora marítima contentorizada a anunciar que não usará o Árctico como um novo atalho entre o norte da Europa e a Ásia. Com esta recente decisão, a MSC junta-se assim às rivais alemãs e francesas Hapag-Lloyd e CMA CGM na rejeição da utilização da Rota do Mar do Norte, que se tem vindo a tornar navegável devido ao flagelo climático global.

A companhia de navegação suíça comunicou que que, em vez disso, pretende concentrar-se em melhorar o desempenho ambiental nas suas rotas comerciais globais existentes. A Rota do Mar do Norte tem-se tornado cada vez mais apetecível para algumas companhias marítimas, uma vez que o trajecto permite, em teoria, menores transit times na conexão entre continentes, ainda que pelas piores razões.

A Rota do Mar do Norte, que fica inteiramente nas águas do Árctico, já foi inclusivamente testada por outras companhias marítimas que planeiam tirar vantagem do derretimento do gelo devido ao aquecimento global – neste contexto, a MSC vincou que não está disposta a correr o risco de prejudicar a qualidade do ar e pôr em risco a biodiversidade dos habitats marinhos do Árctico.

MSC encara navegabilidade do Árctico como algo «perturbador»

A transportadora helvética acrescentou que está convencida de que os 21 milhões de contentores que transporta anualmente podem muito bem ser transportados ao redor do mundo sem passar por este corredor do Árctico. «Enquanto empresa responsável, com uma longa tradição náutica e paixão pelo mar, a MSC considera o desaparecimento do gelo do Árctico profundamente perturbador», frisou Diego Aponte, CEO e presidente do grupo.

A MSC salientou ainda que evitar a Rota do Mar do Norte é uma atitude complementar à abordagem estratégica mais ampla da empresa em relação à sustentabilidade ambiental. Recentemente, a transportadora marítima de contentores concluiu um programa para modernizar mais de 250 navios, equipando-os com as mais recentes tecnologias verdes, cortando cerca de 2 milhões de toneladas de emissões de CO2 a cada ano.

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