
MSC confirma encomenda de onze navios de 22 mil TEU’s
Marítimo21 Setembro, 2017Comentários fechados em MSC confirma encomenda de onze navios de 22 mil TEU’s617A MSC confirmou a encomenda de onze mega-navios com capacidade para 22 mil TEU’s, validando assim os rumores noticiados e que tiveram eco na Revista Cargo no passado mês de Agosto.
O armador realizou a encomenda destes ULCV junto dos estaleiros sul-coreanos da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), por valores não divulgados.
«Um número significativo de navios de 13 mil e 14 mil TEU’s vai sair de operação nos próximos anos e espera-se que as novas encomendas os substituam, ao invés de aumentarem significativamente a capacidade total da MSC», referiu fonte do armador ao site splash247.com.
Os maiores porta-contentores do mundo
Recorde-se que esta mega-encomenda da MSC se junta a uma de nove navios similares feita pela sua rival CMA CGM – naqueles que serão os maiores porta-contentores do mundo!
A analista Seaintelligence Consulting admite que as encomendas das duas companhias deverão acrescentar 440 mil TEU de capacidade ao mercado (+2%) entre 2019 e 2020, período em que as entregas deverão ser todas feitas.
Como referido acima, a MSC parece não estar interessada em aumentar significativamente a sua capacidade mas sim em substituir alguns dos seus navios. O futuro mostrará se é essa a estratégia do armador. E, no caso de aumento significativo da capacidade oferecida pela MSC e pela CMA CGM, veremos se a procura dará resposta. Até porque, salienta ainda a Seaintelligence, coloca-se agora a hipótese de outros armadores seguirem o caminho de novas encomendas de mega-navios.