msc oscar 23.500

MSC perto de destronar Maersk em termos de tonelagem, estima a Sea-Intelligence

MarítimoComentários fechados em MSC perto de destronar Maersk em termos de tonelagem, estima a Sea-Intelligence379
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com a consultora marítima Sea-Intelligence, a Maersk Line poderá estar à beira de, um quarto de século depois, ser destronada do lugar de maior empresa de transporte marítimo de contentores do mundo, pela Mediterranean Shipping Company (MSC).

Contudo, refere a Sea-Intelligence, os resultados de tal mudança poderão ser mais psicológicos que práticos: a gigante nórdica tem apostado numa política de refreamento no que toca à adição de mais tonelagem, focando-se sim na sua nova estratégia de integração logísticaend-to-end.

MaerskPor seu turno, o colosso mediterrânico, liderado pela família Aponte, tem estado particularmente activo na adição de tonelagem de segunda mão, reforçando a sua frota e estando perto de chegar aos 204 navios nas suas fileiras. Além disso, a MSC espera a chegada de um porta-contentores de 23 mil TEU. Caso estas duas políticas contrárias prossigam, é expectável que a liderança acabe por pertencer à MSC, prevê a Sea Intelligence.

A Maersk leva 6% de vantagem sobre a MSC neste capítulo da tonelagem – tendo em conta este número e o volume da carteira de novas encomendas da companhia mediterrânica, essa vantagem rapidamente será encurtada para 4%, explica a consultora. «Em termos absolutos, isso também significa que, se a MSC seguir em frente e pedir uma nova série de navios ULCV para o comércio entre a Ásia e Europa, e a Maersk continuar sua estratégia actual de não pedir mais tonelagem, veremos a MSC ultrapassar a Maersk no que toca ao tamanho da frota», observou a Sea-Intelligence.

No que toca à quota de mercado global (um indicador naturalmente mais importante que a tonelagem), existe uma ténue diferença de 0,9% entre as duas concorrentes, segundo dados disponibilizados pela Alphaliner. A Maersk detém uma capacidade global de 4.084.792 TEU com um market share de 16,9% contra os 3.849.774 TEU de capacidade e 16,0% de quota de mercado da MSC (que integra a Aliança 2M precisamente com a rival).

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com