ferrovia bitola

Mudança de bitola «representaria um desperdício de dinheiros públicos criminoso»

TerrestreComentários fechados em Mudança de bitola «representaria um desperdício de dinheiros públicos criminoso»614
Tempo de Leitura: 2 minutos

Citado pelo jornal ‘Público‘, Carlos Vasconcelos, administrador da empresa ferroviária Medway, desvalorizou a questão em torno da adopção da bitola europeia como forma de evitar o isolamento europeu de Portugal no contexto da conectividade ferroviária.

Numa altura em que a bitola, velha questão em Portugal, volta a estar na agenda mediática, Carlos Vasconcelos relativiza o enquadramento da problemática: uma posição que tem vindo a defender regularmente, através do enfoque da competitividade e da conectividade em outras prioridades. Para o responsável da empresa ferroviária, que faz parte da MSC, a mudança de bitola é uma «falsa questão».

Mudança de bitola? «Não resolve problema algum», diz Carlos Vasconcelos

Medway ferrovia contentorCarlos Vasconcelos não partilha das preocupações daqueles que consideram que Portugal se pode transformar numa «ilha ferroviária» devido à bitola ser diferente da do resto da Europa. «Eu acho que isso é uma falsa questão porque não resolve problema algum e porque representaria um desperdício de dinheiros públicos criminoso que não traria quaisquer benefícios ao país, à ferrovia e, sobretudo, às nossas exportações e importações», declarou, citado pelo ‘Público’. Tal como a Revista Cargo noticiou recentemente, a bitola europeia está novamente na ordem do dia.

Recorde-se que um grupo de 29 especialistas e figuras públicas assinou recentemente uma missiva que alerta Adina Valean, Comissária dos Transportes da União Europeia, para o progressivo isolamento de Portugal e para o «sistemático atraso» na aposta na bitola europeia, que, defendem, permitirá a conexão integral com a rede core europeia. Já Carlos Vasconcelos defende que o tópico é mal enquadrado; para o gestor, será mais importante «ter bons terminais nas fronteiras». O administrador da Medway considerou mesmo, em recente entrevista ao ‘Dinheiro Vivo’ que «quem continua a dizer que aquilo é um problema ou é um ignorante em matéria ferroviária ou defende interesses obscuros».

Saiba mais aqui:

Carta a Adina Valean: subscritores lusos alertam para «sistemático atraso em adoptar bitola europeia»

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com