
Na antecâmara da revolução de 2020: este será um «ano turbulento» para a indústria, diz a AlixPartners
Marítimo6 Março, 2019Comentários fechados em Na antecâmara da revolução de 2020: este será um «ano turbulento» para a indústria, diz a AlixPartners291De acordo com um recente estudo levado a cabo pela empresa de consultoria AlixPartners, as transportadoras marítimas sofrerão intensamente com os efeitos económico-financeiros da nova regulamentação da IMO em matéria de sustentabilidade ambiental: o estudo revela que as operadoras deverão premir o gatilho das sobretaxas de combustível para afastar a ameaça de prejuízos.
Assim, prevê a AlixPartners, as transportadoras devem «impor sobretaxas de combustível significativamente maiores em 2019 e mais além», a fim de manterem as suas margens e lidarem com os custos dos regulamentos em matéria do exigível baixo teor de enxofre (legislado pela IMO) presente nas emissões. Recorde-se que na recta final de 2018, as líderes do sector anunciaram que iriam implementar taxas antes de 2020 (ano previsto para a entrada em vigor), de modo a prepararem-se para o choque.
Sector será forçado a compensar 10 mil milhões de dólares em custos adicionais
A AlixPartners estima que o sector de transporte marítimo contentorizado precisará de compensar 10 mil milhões de dólares em custos «incrementais» a partir de 1 de Janeiro de 2020. As operadoras que cruzam as rotas Ásia-Europa precisarão de aumentar as sobretaxas em cerca de 40% e aquelas que operam nas rotas Ásia-Américas precisarão de aumentar as taxas em cerca de 33% – isto claro, se pretendem manter intacta a sua capacidade financeira, diz o documento.
«Se o fornecimento apertado de óleo combustível de baixo teor de enxofre despoletar preços mais altos, os custos com o combustível poderão subir ainda mais, tornando a difícil tarefa de recuperação de custos ainda mais premente», disse a AlixPartners. «Este ano, será, para dizer o mínimo, um ano turbulento para a indústria de transporte de contentores», comentou Esben Christensen, director administrativo da AlixPartners.