navio mar MAR

«Na cadeia logística da Economia do Mar, mantemos a linha de digitalizar e simplificar»

Marítimo Comentários fechados em «Na cadeia logística da Economia do Mar, mantemos a linha de digitalizar e simplificar» 382
Tempo de Leitura: 2 minutos

Durante a sua intervenção no evento ‘Digital Transition in Shipping’, promovido e albergado pela ENIDH, José Simão, director-geral da DGRM, enalteceu os esforços estruturais do Governo para digitalizar e desmaterializar o sector do Mar, deixando elogios ao papel dinamizador da escola náutica e ao projecto eShip, no contexto da parceria entre a entidade quase centenária e a empresa de software.

Plano de Resiliência com «elevados montantes» para «investimento no mar»

José Simão vincou que existe muito terreno para desbravar «em matéria de automação, inteligência artificial e digitalização para melhorar o conhecimento do Mar, quer ao nível dos desenvolvimentos tecnológicos dos navios, quer ao nível portuário e integração logística», lembrando «os elevados montantes previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, destinados ao investimento no mar e à transição digital».

José Simão DGRM ShippingO director-geral da DGRM, que encerrou com o seu discurso o evento, destacou «a importância do evento e a pertinência do tema em discussão», dando os «parabéns à ENIDH e a todos os participantes», frisando que «a digitalização é um pilar da actuação deste governo» e deixando uma garantia: a aposta da digitalização «continuará a ser um pilar porque é também considerada estratégica na Estratégia Nacional para o Mar».

«Na cadeia logística da economia do mar, mantemos uma linha de automatizar, digitalizar e simplificar procedimentos, razão pela qual o Mar ocupa um lugar de destaque nos projectos do SIMPLEX», assinalou, salientando «o conjunto de investimentos e iniciativas que Portugal já desenvolveu e está a desenvolver no campo da digitalização do shipping, dos portos, da logística e das restantes actividades da economia do mar. Existe um fio condutor, existe uma estratégia e uma liderança neste processo continuo de digitalização».

José Simão deu os parabéns à ENIDH e elogiou o projecto eShip

Enfatizando a «importância do projecto eShip», José Simão referiu que este «será um passo em frente no estudo das soluções electrónicas de fretes marítimos, que poderá contemplar por via digital as ofertas, a contratação e a execução desses fretes», uma área «que falta digitalizar, simplificar e estandardizar com procedimentos a nível mundial. Uma vez mais, Portugal participa naquilo que melhor se faz e investiga», disse.

«Tenho a certeza que os pilotos a realizar neste projecto irão contribuir para a melhoria do funcionamento do shipping e para a atractividade e a imagem positiva deste importante modo de transporte», rematou o responsável.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com