Navalrocha

Navalrocha e Navaltagus vão construir um dos primeiros ferries eléctricos da Europa

Marítimo Comentários fechados em Navalrocha e Navaltagus vão construir um dos primeiros ferries eléctricos da Europa 559
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo noticiou recentemente o jornal regional ‘Diário de Aveiro‘, o agrupamento de empresas portuguesas formado pela Navaltagus – Reparação e Construção Naval, S.A. e Navalrocha -Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A ganhou a adjudicação do projecto de execução e da construção de um novo ferryboat eléctrico, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto.

Novo ferry eléctrico: mais capacidade, menos poluição

O projecto implica um investimento de 5.509.880 euros por banda da Câmara Municipal de Aveiro, que calculou um prazo de 18 meses para a sua concepção e construção. De acordo com a autarquia, «o novo ferryboat vai contribuir com zero emissões de CO2 para a atmosfera, acabando com a emissão de 300 toneladas de CO2 pelo actual ferry, vai reduzir em cerca de 30% o consumo energético (face ao actual ferry), vai ter níveis baixos de ruído e mais conforto para os passageiros, tendo mais capacidade de transporte de viaturas (30%) e mais capacidade de transporte de passageiros (90%)», cita o ‘Diário de Aveiro’ na sua peça jornalística, datada do passado dia 2 de Julho.

Aveiro prossegue política de redução da pegada ecológica

Com este projecto, a Câmara Municipal salienta que dá seguimento o seu «trabalho de contributo para redução da pegada ecológica» no município. Este será o primeiro ferryboat eléctrico a operar em Portugal e dos primeiros em toda a Europa, estando em causa um investimento que será financiado pelos Fundos Comunitários do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Recorde-se que a Navalrocha esteve recentemente em destaque na Revista Cargo, tendo sido feito um apanhado da evolução da empresa em 2020. O estaleiro relatou que tem experienciado uma «enxurrada» de actividade no presente ano, passando o cabo das tormentas que tem sido o surto global de COVID-19 «com sucesso». Os estaleiros preparam-se já para uma atarefada e pujante carteira de encomendas nos próximos meses.

Fonte: ‘Diário de Aveiro’

Foto: Navalrocha

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com