Navalrocha

Navalrocha: elevada procura tem realçado a versatilidade e eficiência do estaleiro luso

Marítimo Comentários fechados em Navalrocha: elevada procura tem realçado a versatilidade e eficiência do estaleiro luso 336
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Navalrocha está em destaque devido à pujança com que tem encarado um ano de 2020 tremendamente conturbado, devido à pandemia. A empresa revelou que tem gozado de uma abundante procura e que os próximos meses reservam novos trabalhos e uma carteira de encomendas assinalável. Em comunicado, o estaleiro fez um relato dos projectos de maior destaque durante o que já decorreu de 2020.

Cronologia de sucesso: 2020 de elevada procura na Navalrocha

O primeiro projecto da Navalrocha em 2020 envolveu uma reforma de vários milhões de euros para a empresa geofísica marinha Polarcus, com sede no Dubai. O estaleiro trabalhou no navio sísmico ultra moderno ‘Polarcus Naila’, que está entre os mais avançados em termos ambientais do mundo.

Sérgio Rodrigues

Este grande projecto (ao qual demos destaque oportuno) envolveu trabalhos mecânicos, hidráulicos, de tubulação, siderúrgicos, jateamento e pintura, além de óleo, limpeza de tanques de combustível e lastro, carpintaria e soldagem. A empreitada envolveu, ao todo, cerca de 350 engenheiros e exigiu uma gestão bastante cuidadosa dos equipamentos de pesquisa de alto valor. Para Sérgio Rodrigues, director comercial da Navalrocha, o projecto «ajudou a destacar uma das vantagens significativas» do estaleiro: «a escala das nossas docas secas», referiu, citado por um comunicado da empresa.

Tal «abre a porta para muitos outros projectos que envolvem embarcações de pesquisa sísmica e navios com dimensões semelhantes», explicou. O acordo foi firmado «após a entrega do nosso primeiro projecto de Ballast Water Treatment System (BWTS) para o navio-tanque Paxoi, que encerrou um período altamente memorável na história do estaleiro». No final de Janeiro, a empresa deu as boas-vindas ao catamarã ‘Ice Lady Patagonia II’ para um reparo de 7 dias, envolvendo trabalhos nos eixos da hélice e no sistema de leme, além de raspagem e lavagem a alta pressão no casco.

Outro projecto de destaque no início de 2020 envolveu a embarcação à vela ‘Santa Maria Manuela’, que foi submetida a uma reclassificação. Este projecto levou 19 dias e viu uma série de trabalhos realizados, incluindo jateamento, pintura, trabalho mecânico, tubulação e tratamento de tanques. Em Fevereiro chegou o navio-tanque ‘Andros’, administrado pela MM Marine Inc. O ‘Andros’ esteve nas ‘boxes‘ 15 dias, enquanto a Navalrocha trabalho, em sintonia com a Step Consolidated, para instalar um Alfa Laval Ballast Water Treatment System.

Já na primavera, a Navalrocha recebeu o rebocador de ‘Castelo de Sines’ (operado pela Rebonave) para um procedimento de reclassificação. O trabalho envolveu decapagem, reparos no sistema de propulsão e pintura em grande escala. O projecto foi seguido pela chegada de dois rebocadores oceânicos através de um novo contrato com a operadora holandesa ALP Marine Services. 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com