Sider Rodi navio

Navio de bandeira portuguesa presta auxílio a embarcação com 30 pessoas no Mediterrâneo

MarítimoComentários fechados em Navio de bandeira portuguesa presta auxílio a embarcação com 30 pessoas no Mediterrâneo360
Tempo de Leitura: 2 minutos

Nesta Quinta-feira, o navio de bandeira portuguesa ‘Sider Rodi’, que navegava entre os portos tunisinos de Gaves e Sousse, atendeu a um pedido de socorro de uma embarcação com 30 pessoas que se encontrava sem combustível e com pouca água, e que tentava chegar à ilha de Lampedusa.

A ocorrência teve lugar na zona de Salvamento e Resgate (SAR) de Malta, tendo a operação de auxílio sido coordenada pelo MRCC daquele país, indicou, à Revista Cargo, a DGRM. O navio desviou a rota que estava a seguir para ir prestar auxílio à embarcação em dificuldade, tendo seguido escrupulosamente as instruções do centro de controlo de Malta. «Após ter sido realizado o fornecimento de combustível e água potável, a embarcação que tinha pedido ajuda seguiu viagem, tendo chegado ao final de Quinta-feira à ilha de Lampedusa», detalhou a entidade.

Por envolver um navio de bandeira portuguesa, a Administração Marítima confirmou a ocorrência e o Director-geral da DGRM, José Simão, adiantou sobre o sucedido que «o navio ‘Sider Rodi’, de bandeira portuguesa e registo no RIN-MAR, era o navio mais próximo da embarcação que emitiu o pedido de ajuda e, de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito no Mar, tem a obrigação de se dirigir, tão depressa quanto possível, em socorro da embarcação e das pessoas em perigo. Este é um dos deveres fundamentais do capitão de um navio e o Estado de Bandeira deverá sempre exigir que seja cumprido o auxílio, salvo se a situação acarretar perigo para o próprio navio».

A DGRM acrescentou que, de acordo com a informações disponíveis, o navio prestou todo o auxílio que a embarcação e o MRCC de Malta solicitaram, designadamente o fornecimento de combustível e água, tendo a embarcação auxiliada partido do local por auto-iniciativa logo que foi satisfeito o pedido de auxílio. O navio retomou a sua rota inicial e a embarcação a quem foi prestado o auxílio chegou em segurança mais tarde a Lampedusa.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com