Noruega abre nova área de teste para navios autónomos na Bacia de Oslo

Marítimo Sem comentários em Noruega abre nova área de teste para navios autónomos na Bacia de Oslo 303

De acordo com a empresa Konsberg, a Noruega voltou a encurtar caminho para a introdução dos navios autónomos na indústria do transporte marítimo de carga com o arranque, no passado dia 6 de Dezembro, de uma área de testes na bacia de Oslo (ou Oslofjord), situada na cidade de Horten. Esta é já a terceira experiência do género levada a cabo no país.


Noruega intensifica experimentação de navios autónomos

O tipo de experiência agora iniciada – terceira só na Noruega e quarta em todo mundo – foi estabelecida com o objectivo de aprofundar o desenvolvimento de soluções no contexto dos navios autónomos; explicou a Konsberg que a área disponibilizada na bacia de Oslo foi pensada para funcionar como «um lugar conveniente, seguro e não congestionado que permita a experimentação de novas tecnologias e novos navios».

A área marítima – designada para teste de navios autónomos pela Administração Marítima Norueguesa e pela Guarda Costeira nacional – faz parte da iniciativa conjunta levada a cabo pela companhia marítima Konsberg, pela cidade de Horten, pela sociedade de classificação DNV GL (com sede em Oslo), pelo Instituto Norueguês de Pesquisa em Defesa e pela Universidade do Sudeste da Noruega.

Bancos de testes são «passo importante» de «estreita cooperação», diz a Konsberg

Um ano depois da abertura de uma fase de testes em Trondheimsfjord, o país intensifica a experimentação desta nova tecnologia marítima, avistando já um novo acordo para a implementação de nova área de testes na região de  Sunnmøre, em 2018. Estes progressos científicos representam parte crucial do progresso do inovador projecto ‘Yara Birkeland‘, encabeçado pela Konsberg, do projecto ‘Hrönn‘ (embarcação autónoma de apoio offshore) e da robótica marinha.

«Com os desenvolvimentos críticos na tecnologia de ‘software’ de autonomia marítima que a Kongsberg Maritime vem desenvolvendo em Horten, a localização deste novo banco de testes apoiará vários projectos inovadores de tecnologia marítima», afirmou Egil Haugsdal, presidente da empresa Konsberg Maritime. «O estabelecimento destes bancos de testes é um passo importante, pois mostra estreita cooperação entre as pessoas que fazem a tecnologia e os navios e as organizações que desenvolvem as regras que lhes permitirão operar», acrescentou.


Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar