Notificação à AdC relativa à venda da operação da Svitzer em Portugal publicada esta Quinta-feira

MarítimoComentários fechados em Notificação à AdC relativa à venda da operação da Svitzer em Portugal publicada esta Quinta-feira620
Tempo de Leitura: 1 minutos

A notificação à Autoridade da Concorrência (AdC) relativa à venda da operação da Svitzer em Portugal foi publicada esta Quinta-feira, 27 de Junho. Recorde-se que a companhia dinamarquesa de reboque portuário, que integra o grupo A.P Moller-Maersk, decidiu, em Maio passado, alienar o seu negócio português ao Grupo Sousa e à empresa Pioneiro do Rio, Serviços Marítimos.

A notificação da vontade de aquisição da Svitzer foi recebida pelo regulador no passado dia 15 de Maio, como a Revista Cargo à data noticiou. A operação de concentração prevê a aquisição de uma frota de rebocadores, que prestam serviços nos portos de Lisboa, Setúbal e Sines. Este negócio chega poucos meses após a controvérsia sobre acusações de concorrência desleal, direccionadas à empresa de reboque portuária.

Recorde-se que foram várias as acusações que apontavam práticas de preços predatórios à Svitzer, de modo a eliminar a capacidade da concorrência. «Várias empresas portuguesas admitem que a Svitzer quer ter a hegemonia do mercado e acusam-na de estar a preparar terreno para ser a única operadora, o que lhe permitirá ditar os preços», descrevia uma reportagem televisiva da SIC, divulgada no passado mês de Março.

Em comunicado, a Svitzer adiantou que o negócio em Portugal se vinha confrontando com uma redução de volumes. Além disso, sublinhou, a sinergia entre os portos portugueses e a restante carteira da empresa dinamarquesa na Europa e a nível mundial revelou-se «limitada», justificou. A AdC aguarda nos próximos 10 dias eventuais observações dos interessados na operação.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com