
Nova Rota da Seda: tarifas da ferrovia cada vez mais competitivas face ao transporte marítimo
Terrestre 4 Janeiro, 2019 Comentários fechados em Nova Rota da Seda: tarifas da ferrovia cada vez mais competitivas face ao transporte marítimo 890As tarifas referentes ao transporte ferroviário na Nova Rota da Seda são agora altamente competitivas em relação ao transporte marítimo- quem o garante é a United Transport and Logistics Company – Eurasian Railway Alliance (UTLC ERA), após análise e compilação de dados sobre o tráfego que atravessa a Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão.
Diferença de tarifas é, actualmente, menos de 1000 dólares por contentor de 40 pés
A diferença de tarifas entre o transporte de contentores por via ferroviária e marítima é, actualmente, menos de 1000 dólares (cerca de 875 euros, mais especificamente) por contentor de 40 pés, concluiu a UTLC ERA, empresa responsável pela grande maioria do tráfego ferroviário da Eurásia na rede de bitola larga da Nova Rota da Seda.
Segundo o presidente da UTLC ERA, Alexey Grom, a empresa reduziu a taxa complexa em 30% – «O saldo dos fluxos de contentores leste-oeste e oeste-leste serviu como um dos principais factores de redução de custos e permitiu-nos operar uma redução da taxa complexa para o cliente em quase 30% desde 2015».
«A taxa era de 3800 dólares (3323 euros) e passou para os 2750 dólares (2405 euros). E será ainda menos, já que o número de cargas em trânsito está a aumentar», adiantou Grom. Antes, apenas 50 em cada 100 contentores enviados da Ásia para a Europa regressavam. «Actualmente, a percentagem é significativamente maior. No final deste ano, a UTLC ERA espera que seja de 75%», revelou.
Tráfego na Nova Rota da Seda pode crescer até cerca de 60%, adiantou Alexey Grom
O UTLC ERA espera assistir a um aumento de 60% do tráfego na Nova Rota da Seda: de acordo com os números de 2018, a operadora prevê um crescimento de 350 mil TEU em 2019. «Levando em conta as economias de custo adicionais devido a um tempo de entrega mais curto, a ferrovia pode ser uma óptima solução para um número ainda maior de clientes no futuro», justificou Grom.
«O mercado é tão grande que há espaço suficiente para todos. Anualmente, apenas entre o Sudeste Asiático e a Europa, são transportados cerca de até 23 milhões de TEU, maioritariamente por via marítima», lembrou Grom.