
Nova travessia do Tejo volta a ser prioridade para o Executivo
Marítimo, Terrestre 18 Julho, 2019 Comentários fechados em Nova travessia do Tejo volta a ser prioridade para o Executivo 464A nova travessia do Tejo voltou a ser tema de debate – depois do projecto ter sido engavetado durante a vigência do Executivo liderado por José Sócrates, a possibilidade de uma terceira via sobre o Tejo volta agora às conjecturas políticas, com o PS a dar prioridade ao dossier, que também é equacionado por BE e PCP. A nova travessia integra o rol de projectos do grupo de trabalho para o Programa Nacional de Investimentos 2030.
De acordo com o ‘Jornal de Negócios’ e ‘Eco’, a nova ponte é mesmo uma prioridade para os socialistas, sendo encarada como um projecto capaz de materializar «a visão nacional de desenvolvimento harmonioso da Área Metropolitana de Lisboa», cita o primeiro. Entre os projectos apresentados pelo grupo do PS, surge a nova ponte entre Chelas e o Barreiro – a proposta não explicita, no entanto, que tipo de tráfego terá a infra-estrutura.
Recorde-se que nos tempos do Governo de José Sócrates foi lançado um concurso para a construção da terceira travessia do Tejo, mas o projecto acabou por ficar na gaveta e o concurso anulado, cita o ‘Eco’, devido à «significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira de Portugal». A travessia, recorde-se, iria apenas servir para uso ferroviário.
O dossier da nova ponte é também abordado pelo BE e pelo PCP: Os comunistas defendem a construção de uma ponte rodo-ferroviária e os bloquistas sugeriram uma travessia exclusivamente ferroviária, explica também o ‘Eco’.