Cinco novas embarcações da APDL para a Viana Navegável do Douro são baptizadas esta Terça-feira

Marítimo Comentários fechados em Cinco novas embarcações da APDL para a Viana Navegável do Douro são baptizadas esta Terça-feira 423
Tempo de Leitura: 2 minutos

No dia 17 de Setembro, a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) promove a cerimónia de baptismo de cinco novas embarcações que adquiriu para colocar ao serviço da Via Navegável do Douro e do Porto de Leixões, num orçamento global superior a quatro milhões de euros. A iniciativa, a decorrer na Douro Marina, está agendada para as 10h30, e vai contar com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que irá baptizar as embarcações, e do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

APDL anuncia rebocador multi-funções e quatro novas embarcações para pilotos

A principal aquisição é destinada à Via Navegável do Douro: um rebocador multi-funções, de construção nacional que mereceu um investimento de 2 ,75 milhões de euros. Trata-se de um equipamento «que integrará o Plano de Emergência da Via Navegável do Douro que permitirá robustecer as actuais ferramentas de auxílio», adiantou, através de um comunicado, a administração portuária. «Igualmente relevantes são as novas quatro embarcações para os pilotos e para os serviços de amarração destinadas ao Porto de Leixões, as quais representaram um investimento de mais de 1 milhão e 600 mil euros e que contribuirão para uma maior eficácia dos serviços marítimos da APDL», acrescenta a missiva.

linha do douro via navegável do douroA administração portuária frisa a contínua aposta em «grandes investimentos» que se focam na «melhoria das condições de navegabilidade da Via Navegável do Douro», em especial no que concerne «à melhoria dos sistemas de comunicação e informação e à correcção dos constrangimentos no canal e nas eclusas, o que tem contribuído para a criação de uma alternativa de transporte sustentável com a qualidade e segurança exigidas a nível europeu e internacional».

Recorde-se que, no passado dia 16 de Agosto, foi publicado em Diário da República, o novo Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro, que define as normas e procedimentos de uso da via fluvial, sob a jurisdição da APDL, substituindo o anterior regulamento, que datava de 1998.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com