Novo navio CVI

Novo navio ‘Ropax’ da CV Interilhas já chegou aos estaleiros da Navalrocha, em Lisboa

MarítimoComentários fechados em Novo navio ‘Ropax’ da CV Interilhas já chegou aos estaleiros da Navalrocha, em Lisboa825
Tempo de Leitura: 3 minutos

O novo navio da CV Interilhas já chegou a Portugal, onde está neste momento a ser preparado para integrar a operação da empresa em Cabo Verde.

Depois de percorridas 3.500 milhas náuticas, numa viagem transatlântica (Bahamas –Portugal), o navio encontra-se nos estaleiros da Navalrocha (Grupo ETE), em Lisboa. Destacam-se alguns elementos importantes desta manutenção, como a realização do overall (das máquinas), bem como o reforço de sistemas de segurança a bordo, nomeadamente, sistemas de incêndio e meios de salvação.

Navio é «perfeitamente estável para operar entre as ilhas»

Segundo o Comandante do navio, João Nicolau Monteiro, a embarcação em causa, dadas as suas características e tendo sido construído para navegar entre as diversas ilhas das Bahamas e da Flórida (Estados Unidos da América), muito semelhante à realidade arquipelágica de Cabo Verde, é um navio que está completamente apto para integrar a operação de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas de Cabo Verde, podendo servir as principais rotas de Norte a Sul do País, navegando por períodos seguidos de 24 horas.

«É um navio que não apresenta limitações relativamente à área de navegação e que suporta ondulações até 4 metros, sendo que para mim, considero um navio perfeitamente estável para operar entre as ilhas», explicou o Comandante João Nicolau Monteiro,que assegurou a viagem das Bahamas até Portugal e que assegurará a respectiva viagem de Portugal até Cabo Verde. A salientar que o processo de refit de que o novo navio está a ser alvo, é totalmente adequado aos standards internacionais do mercado, no que concerne sobretudo às questões de segurança que estão a ser acompanhadas por entidades internacionais (sociedade classificadora ABS – American Bureau of Shipping), bem como aos requisitos da bandeira de Cabo Verde.

Novo navio reforça fiabilidade como pilar do sistema de transporte marítimo

O novo navio da CV Interilhas, dadas as suas características – navio ROPAX (Roll-On Roll-Off de passageiros e cargas) com comprimento de 69 metros, 670 TAB, velocidade de 15 nós e capacidade superior a 200 passageiros e 43 viaturas ou 11 atrelados de 15 metros – «é mais um passo na criação de condições para satisfazer a mobilidade dos cidadãos entre ilhas, reforçando a coesão territorial», explicou o Grupo ETE.

O navio traz consigo «mais conforto para os passageiros e maior acomodação e melhores condições para as tripulações (com capacidade para 16 tripulantes), permitindo mais tempo útil de navegação (24 horas), reduzindo igualmente o tempo de escala em porto», acrescentou, em comunicado, o grupo. Está capacitado com sistemas fiáveis, permitindo que qualquer intervenção necessária possa ser realizada com recurso a parceiros e equipas especializadas, em Cabo Verde, o que é apontado pela CV Interilhas como um contributo para fomentar a economia local. O novo navio tem chegada prevista para o mês de Maio e irá, preferencialmente, integrar a rota S.Vicente/S.Nicolau/Sal/Boavista/Santiago.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com