ANTRAM

Núcleo dos Transportadores de Contentores de Leixões: CCT colocará à prova a sustentabilidade das empresas

Terrestre Comentários fechados em Núcleo dos Transportadores de Contentores de Leixões: CCT colocará à prova a sustentabilidade das empresas 388
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na ressaca do acordo transversal no sector do transporte rodoviário de mercadorias, que agregou as várias entidades associativas e sindicais em torno de um novo Contrato Colectivo de Trabalho que tem como missão harmonizar o sector e dar-lhe maior pacificação, o Núcleo dos Transportadores de Contentores de Leixões tentou aferir as consequências directas do acordo – a sustentabilidade das empresas é a maior das preocupações.

O Núcleo dos Transportadores de Contentores de Leixões ouviu vários especialistas, tendo concluído que, no curto prazo, as empresas de transporte irão enfrentar fortes desafios à sua sustentabilidade. Na sequência do acordo firmado, em Outubro, entre a ANTRAM e os sindicatos SIMM, SNM, SNMMP, a federação FECTRANS e a associação ANTP, é expectável, indicam os estudos citados, que as empresas enfrentem, a partir de 1 de Janeiro de 2020, um aumento significativo dos custos, impulsionados principalmente pelo incremento (superior a 13%) do custo salarial.

Este acréscimo irá juntar-se a outros que já se fizeram sentir em 2019 nomeadamente, os custos com os combustíveis (superior a 5% considerando o período entre Janeiro e Outubro 2019) e com os seguros, que juntamente com outras rubricas se poderão vir a agravar em 2020. A evolução da economia e da procura de transportes em 2020 condicionará decisivamente os desafios que, no curto prazo, se colocam à sustentabilidade das empresas de transporte, infere o Núcleo dos Transportadores de Contentores de Leixões.

O Núcleo dos Transportadores de Contentores de Leixões aproveitou ainda para «louvar a Associação e os seus representantes todo o empenho e seriedade que demonstraram» no âmbito do processo de negociação da ANTRAM com as entidades envolvidas. Recorde-se que a negociação foi morosa e difícil, tendo sobrevivido a duas paralisações (ocorridas nos meses de Abril e Agosto).

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com