Pista do Monitjo é uma das principais questões em discussão pelos técnicos

Nuno Lacasta (APA): «Aeroporto do Montijo não vai ter ligação ferroviária directa»

Aéreo Comentários fechados em Nuno Lacasta (APA): «Aeroporto do Montijo não vai ter ligação ferroviária directa» 340
Tempo de Leitura: 2 minutos

Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) adiantou que o novo aeroporto do Montijo não irá ter uma ligação ferroviária directa, apenas um shuttle rodoviário para a estação do Pinhal Novo, com chegada a Lisboa pela ponte 25 de Abril.

Em entrevista concedida ao ‘Jornal Económico’, Nuno Lacasta referiu que as acessibilidades da futura infra-estrutura não estão incluídas nos 48 milhões de euros contabilizados como despesa suplementar a cargo da ANA – Aeroportos de Portugal, sendo de assumir que tais gastos acabem por ficar a cargo do Estado. O presidente da APA adiantou que foi sugerido o estudo de construção de um pipeline para abastecimento de combustível, cujos custos se desconhecem – quem seria responsável por tal investimento? Tal resposta é uma incógnita.

Recorde-se que, na recta final de Outubro, foi desvendada a proposta de Declaração de Impacte Ambiental da APA relativa ao novo aeroporto do Montijo, na qual se dá um parecer «favorável» ao projecto, ficando, no entanto, a exigência de um «pacote de medidas de minimização e compensação ambiental que ascende a 48 milhões de euros», tal como a Revista Cargo noticiou. A concessionária, que terá que avançar com esses 48 milhões de euros, mostrou-se surpreendida e apreensiva com a decisão da APA.

«O investidor de um projecto desta dimensão sabe sempre que tem de alocar uma parcela do seu investimento ao cumprimento das exigências ambientais que um projecto destes obriga», respondeu o Ministro do Ambiente, deixando, assim um recado à empresa. Ao ‘Jornal Económico’, Nuno Lacasta afirma aguardar “serenamente” depois da posição assumida pela ANA, promotora que tem até amanhã, dez dias depois de ter sido emitido a declaração de impacte ambiental, para se pronunciar oficialmente sobre a matéria.

Com ‘Jornal Económico’ e ‘Eco’

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com