Tecnologia dos videojogos pode ser a chave para os camiões autónomos

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Tecnologia dos videojogos pode ser a chave para os camiões autónomos 200
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Nvidia, mais conhecida pelas suas placas gráficas e outras componentes para videojogos, tem vindo a desenvolver esforços no desenvolvimento de tecnologias para veículos autónomos, e voltou-se recentemente para os camiões.

Anunciando uma parceria com a PACCAR (a fabricante dos camiões Kenworth, Peterbilt e DAF), o plano da Nvidia passa por desenvolver uma plataforma de camiões autónomos e de inteligência artificial.

«Existem muitas coisas realmente interessantes a acontecer neste âmbito», disse Danny Shapiro, director sénior de automóveis da Nvidia. «Vamos ver mais camiões e shuttles e outros veículos a se tornarem parte disso».

Uma área em crescimento

A Nvidia (que nasceu há 25 anos e sempre esteve ligada à industria dos videojogos), constituiu a sua unidade automóvel há dez anos, cujas receitas cresceu 250% nos últimos dois anos.

A empresa tecnológica está a desenvolver uma plataforma de computação para carros Drive PX AI e o software DriveWorks, que permite que os veículos recebam atualizações wireless para actualizar os recursos. Estes sistemas irão compilar todos os dados (que são recolhidos pela crescente gama de sensores, câmaras, etc.), processá-los, analisá-los e construir um modelo em torno deles para depois tomar decisões.

Condução totalmente autónoma à distância de dois níveis

O projecto encontra-se agora no nível 3 de uma escala de cinco níveis que os reguladores de segurança de tráfego desenvolveram para avaliar a automação de veículos. Neste nível, um automóvel pode operar autonomamente com alguma intervenção do motorista. Um veículo de nível 5 é totalmente automatizado com um sistema que pode executar todas as tarefas de condução. Até 2018, objectivo será atingir o Nível 4 deste projecto.

PACCAR, a parceria que faltava

paccar nvidiaA Nvidia tem vindo a desenvolver esta plataforma em conjunto com uma ampla gama de parceiros do sector automóvel, incluindo a Tesla, a Audi, a Bosch e a Mercedes-Benz. No início deste ano foi ainda revelada uma parceria com a ZF.

No entanto, com o anúncio da parceria com a PACCAR, a Nvidia parece estar a apostar todas as fichas na indústria dos camiões, com a fabricante a anunciar a criação de um camião autónomo de nível 4, utilizando a plataforma PX da Nvidia.

Veja o video de apresentação aqui: ►NVIDIA e PACCAR desenvolvem camião autónomo

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com