5G Porto de Leixões

O 5G chegou: NOS e APDL catapultam Porto de Leixões para o futuro da conectividade

Marítimo, Videos Comentários fechados em O 5G chegou: NOS e APDL catapultam Porto de Leixões para o futuro da conectividade 350
Tempo de Leitura: 1 minutos

A NOS e a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo apresentaram o Primeiro Porto 5G em Portugal – o Porto de Leixões, um dos grandes bastiões portuários e logísticos do país, tornou-se a primeira infra-estrutura portuária a entrar na era 5G.

Este marco histórico tem fundações no ano de 2019, altura em que Matosinhos se tornou num «laboratório vivo de inovação», em sintonia com a NOS, «tornando a cidade mais inteligente e aplicando a tecnologia 5G a projectos que contribuam para o aumento da sua eficiência e competitividade em diversas áreas, nomeadamente na da indústria», explicou, através de um comunicado, a administração portuária.

«Hoje, a tecnologia é provavelmente o factor de competitividade mais relevante para uma infra-estrutura como a nossa. Pretendemos levar a cabo as nossas operações da forma mais rápida possível, mais segura e com maior eficiência. Por isso, para o Porto de Leixões é absolutamente crítico a utilização de tecnologias inovadoras como o 5G, de forma a potenciar o nosso processo de transformação digital e assim incrementar a nossa produtividade e melhorar o nosso posicionamento», declarou Nuno Araújo, presidente da administração portuária.

5G no Porto de Leixões: Veja aqui o vídeo

A parceria com a NOS vai permitir à APDL monitorizar estas complexas operações com recurso a Drones 5G, equipados com câmaras capazes de transmitir, em tempo real, imagens de vídeo em alta qualidade para a sala de controlo. Os Drones 5G estão preparados para ser equipados com sensores ambientais, de ruído e qualidade do ar, capazes de medir os impactos de cada operação em tempo real e directamente no local.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com