António Nabo Martins APAT

«O Brexit significa duas coisas: mais custos e mais burocracia», explicou presidente da APAT

Logística, MarítimoComentários fechados em «O Brexit significa duas coisas: mais custos e mais burocracia», explicou presidente da APAT288
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em declarações prestadas ao ‘Jornal Económico‘, António Nabo Martins, presidente executivo da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), abordou a complexa temática do Brexit e as consequências deste fenómeno para as empresas e para os fluxos logísticos. Sem rodeios, o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia «significa duas coisas: mais custos e mais burocracia», explicou o responsável.

Brexit: maior entropia no fluxo logístico

«O Brexit significa duas coisas: mais custos e mais burocracia, neste caso significa mais tempo, as viagens vão ser maiores e vamos ter cargas paradas por variadíssimas razões», declarou António Nabo Martins ao ‘Jornal Económico’, frisando que, após este processo conturbado de separação, o Reino Unido será encarado «como um país terceiro». A subida de custos será um dado adquirido, explicou o especialista ferroviário e logístico.

O Brexit poderá ser um factor de alteração do comportamento estratégico e comercial das empresas, podendo estas escolher «outros mercados»; existe também a possibilidade de as empresas de transporte aumentarem «os preços ou recusar a viajar para lá porque sabem que vão ter muitos mais custos do que têm tido até hoje», explicou António Nabo Martins, que ingressou na associação APAT na recta final de 2018.

Apesar da perspectiva, António Nabo Martins calcula que no decorrer do primeiro trimestre «tudo tenderá a estabilizar». A esperança é de estabilidade para o sector, mas o Ano Chinês poderá ter influência no sector. «O ano novo chinês em Fevereiro que vai outra vez retirar aqui alguma oferta ao sector marítimo, mas poderá servir para reequilibrar estes fluxos», salientou ainda o presidente executivo da APAT.

Fonte: Jornal Económico

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com