o maior túnel rodo-ferroviário

O maior túnel rodo-ferroviário do mundo ligará a Dinamarca à Alemanha em 2029

Terrestre Comentários fechados em O maior túnel rodo-ferroviário do mundo ligará a Dinamarca à Alemanha em 2029 1272
Tempo de Leitura: 2 minutos

É já em 2021 que se iniciará a construção do maior túnel rodo-ferroviário do mundo, que ligará a Dinamarca à Alemanha. Trata-se de erguer «uma nova porta de entrada na Europa», como descreveu o ministro dos Transportes dinamarquês, Benny Engelbrecht, depois de o projecto de 8,7 mil milhões de euros ter recebido luz verde por parte de todos os partidos do Parlamento dinamarquês.

O túnel sub-aquático conectará Rødbyhavn, na ilha dinamarquesa de Lolland (ligada ao resto do país por outros túneis), à ilha alemã de Fehmarn (ligada ao continente por uma ponte). Será edificado sob o Ferhmarnbelt, um estreito no mar do Báltico. Com 18 quilómetros, quatro vias para carros e duas para comboios, será o maior túnel com as duas vertentes – rodoviária e ferroviária – quando estiver finalizado, no ano de 2029.

Com um custo de 8,7 mil milhões de euros, o projecto da empresa estatal Femern A/S, será pago pela Dinamarca, com recurso a apoios comunitário. Esta futura infra-estrutura rivalizará assim com o famoso túnel de Gotthard, actualmente o maior túnel para comboios (passa por baixo dos Alpes suíços e mede 57,1 quilómetros de comprimento), com o túnel de Seikan, no Japão (o maior debaixo de água, com 53,9 quilómetros) e com o túnel rodoviário de Laerdal, na Noruega (que mede 24,51 quilómetros). No entanto, nenhum destes três combina a rodovia com a ferrovia.

Quando concluído, o túnel permitirá o cruzamento do estreito em apenas sete minutos de comboio e em dez de automóvel, assim estilhaçando o tempo de trânsito de 45 minutos – entre Lilland e Fehmarn – actualmente proporcionado pelos ferries, comboios ou automóveis. E será ainda possível retirar duas horas à viagem de comboio entre Hamburgo (Alemanha) e Copenhaga (Dinamarca), que agora demora quatro horas e meia, e à de Estocolmo (Suécia) para Hamburgo, que demora dez. Os trabalhos de construção no lado dinamarquês estão previstos para começar a 1 de Janeiro de 2021 – esta data comporta já um atraso de seis meses, provocado pela crise pandémica.

Saiba mais sobre o futuro maior túnel rodo-ferroviário:

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com