Pedro Nuno Santos Porto de Sines

«O tempo das auto-estradas terminou»: ferrovia terá investimento de 10 mil milhões até 2030

Terrestre Comentários fechados em «O tempo das auto-estradas terminou»: ferrovia terá investimento de 10 mil milhões até 2030 356
Tempo de Leitura: 2 minutos

Durante a sessão de apresentação do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, foi categórico ao abordar o investimento ferroviário em Portugal: «O tempo das auto-estradas terminou», declarou. É tempo agora de canalizar esforços para a ferrovia – o país irá investir mais de dez mil milhões de euros no sector até ao ano de 2030.

Pedro Nuno Santos explicou que a aposta que vai ser feita na ferrovia será consistente no tempo, sublinhando que o sector é actualmente uma prioridade europeia (também devido ao seu potencial ecológico) e que, num país como Portugal, «a importância da ferrovia é ainda maior». «A ferrovia é hoje uma prioridade europeia, mas em Portugal não temos o melhor histórico», admitiu o governante.

O líder da pasta das Infra-estruturas voltou a expressar críticas sobre o esquecimento a que o sector ferroviário luso foi sendo devotada ao longo das décadas. «Durante décadas achou-se que a ferrovia era passado. Mas o que torna mais estranha esta falta de aposta nacional são as mais-valias que a ferrovia pode dar», declarou, deixando uma certeza: «A importância da ferrovia para um país como o nosso é ainda maior».

Mais ferrovia significa ficar «menos dependente das importações»

Decretando o fim do «tempo das auto-estradas em Portugal, Pedro Nuno Santos afiançou que «a aposta nos próximos anos será realmente a ferrovia» e que a «substituição do automóvel permitirá ao país ficar menos dependente das importações». No decorrer da sessão de apresentação do PNI 2030, o ministro revelou que as ligações Porto-Lisboa e Porto-Vigo serão as prioridades estratégicas futuras do país.

Nesse sentido, está prevista a redução do tempo de viagem entre as duas principais cidades do país: viajar de comboio entre o Porto e Lisboa demorará apenas 1h15, menos do que as 2h50 actuais. Um investimento de 4.500 milhões de euros, de acordo com o PNI 2030.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com