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Obra referente ao quebra-mar de Leixões deverá ser adjudicada em Fevereiro

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De acordo com a agência Lusa, o concurso referente ao prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, recebeu duas propostas e a adjudicação da empreitada está prevista para Fevereiro, revelou a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

A Lusa, a administração portuária acrescentou que o processo decorre «dentro dos prazos previstos» e que o prolongamento do quebra-mar de Leixões em 300 metros «obteve por parte da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] parecer favorável, não sendo necessários estudos complementares» em relação àquele projecto do concelho de Matosinhos, no distrito do Porto.

O esclarecimento da APDL surgiu a propósito de questões colocadas pela Lusa sobre a indicação, dada em Junho de 2019 pelo presidente da APA, de que iam ser feitos, em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), estudos adicionais para avaliar o impacto da obra que é alvo de contestação por autarcas e associações desde que foi lançado o concurso, em Fevereiro.

Prolongamento do quebra-mar: uma «real necessidade» para o progresso de Leixões

A importância deste projecto para o desenvolvimento sustentável e contínuo do Porto de Leixões tem sido relevada várias vezes por importantes figuras do sistema portuário nacional, como Jaime Vieira dos Santos, presidente da Comunidade Portuária de Leixões. Para Jaime Vieira dos Santos, o prolongamento do quebra-mar é uma «real necessidade» para o progresso da infra-estrutura nortenha.

«O Porto de Leixões nunca fechará, terá sempre alguns navios, mas sairá do mapa de portos importantes», caso a empreitada não seja concretizada, frisou. «A União Europeia colocou Leixões entre os principais portos da rede, já a Galiza não ficou com nenhum, porque acredita que Leixões tem capacidade para se adaptar às necessidades de evolução do transporte», comentou, em Julho de 2019, Vieira dos Santos.

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