
Obras do novo terminal da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu aprovadas pelo Governo espanhol
Logística, Terrestre 9 Setembro, 2019 Comentários fechados em Obras do novo terminal da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu aprovadas pelo Governo espanhol 621O Governo espanhol autorizou, no passado dia 6 de Setembro, as obras do novo terminal de carga da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, situado em Badajoz. A ligação deste novo terminal à rede ferroviária também já tem luz verde.
Com este passo, os comboios passarão a poder executar as suas descargas directamente no futuro terminal, e não em San Fernando, como fazem actualmente. O investimento será de 12,1 milhões de euros e contará com um prazo de execução de 12 meses.
Investimento no terminal para «promover o desenvolvimento do transporte ferroviário na Extremadura»
Este anúncio é tido como um impulso para a materialização do novo terminal, que é produto de um acordo firmado entre a estatal ADIF e a Junta da Extremadura. «O objectivo desta acção é a construção de um novo terminal ferroviário intermodal que ajude a promover o desenvolvimento do transporte ferroviário de mercadorias na Extremadura, com o objectivo de beneficiar as empresas do comunidade, através da diminuição de custos de importação e exportação de mercadorias», adiantaram as duas entidades, através de um comunicado conjunto.
Para o Ministério do Desenvolvimento de Espanha, a ligação ferroviária à chamada Rede Ferroviária de Interesse Geral e à rede portuguesa permitirá «o transporte de mercadorias pelo corredor do sudoeste europeu, promovendo a libertação deste mercado e a integração de novos operadores ferroviários na Extremadura que aumentam as opções no nível logístico».