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Obras no Porto de Ponta Delgada irão «potenciar a operação de três navios de contentores em linha»

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Ana Cunha, actual Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, garantiu que o investimento em curso no Porto de Ponta Delgada terá benefícios directos na capacidade operacional do porto açoriano, após visita às obras que vão decorrendo na infra-estrutura portuária.

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores visitou a obra de reperfilamento do cais -10m (ZH), que inclui a repavimentação do terrapleno portuário, a beneficiação das redes técnicas e a dragagem da bacia portuária, no Porto de Ponta Delgada. A representante do Executivo constatou que os trabalhos estão a decorrer a um ritmo célere, especialmente no que diz concerne à dragagem da bacia portuária.

Obras trarão maiores índices de eficiência ao porto açoriano

Em reportagem, o jornal insular ‘Açores 9’ noticiou que a titular da pasta das Obras Públicas deu ênfase ao facto de a dragagem dos fundos da bacia para as respectivas cotas de serviço terá como efeito directo o acto de «potenciar a operação de três navios de contentores em linha, no mesmo terrapleno, diminuindo o número de movimentações e ciclos de transporte, carga e descarga de contentores».

Porto de Ponta Delgada - Açores

A empreitada de demolição do edifício da ‘Alfândega’ já foi finalizada, decorrendo agora os estudos geológicos e geotécnicos submersos, os levantamentos topográficos, a preparação e compatibilização de redes de infra-estruturas e a demolição do edifício do canto nascente sul, onde nascerá o novo edifício das Operações Portuárias. Durante Junho, com a execução da portaria avançada com controlo de pesagem, teve ainda início a relocalização do refeitório e a intervenção na zona de implantação do futuro edifício das Operações Portuárias.

Ana Cunha revelou, segundo adiantou o ‘Açores 9’, que o arranque dos trabalhos no cais 12 ocorrerão no mês que vem, com o levantamento da cota de coroamento do cais de três metros para 3,5 metros, o reforço da sua super-estrutura, para permitir a instalação de cabeços de amarração de 150 toneladas, a instalação de novas infra-estruturas de combustíveis, água, esgotos, telecomunicações e energia e o novo pavimento em betão, que fará a ligação de todos estes elementos e que permitirá a movimentação horizontal da carga no porto.

A intervenção foi adjudicada pelo Governo dos Açores, pela Portos dos Açores, ao consórcio Tecnovia Açores/Marques/Etermar/Seth, por cerca de 45,6 milhões de euros, tendo um prazo de execução de 36 meses. Os trabalhos arrancaram em Maio; a sua conclusão deverá ocorrer em Maio de 2023.

Fonte: ‘Açores 9’

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