Transitários digitais

OCDE: comércio de mercadorias no G20 deu sinais de recuperação após colapso em Abril

Logística, Marítimo, Terrestre Comentários fechados em OCDE: comércio de mercadorias no G20 deu sinais de recuperação após colapso em Abril 293
Tempo de Leitura: 1 minutos

Depois do colapso, a recuperação: o comércio internacional de mercadorias das 20 maiores economias do mundo (G20) denotou uma recuperação entre os meses de Maio e Junho, depois de ter sentido uma acentuada queda durante o mês de Abril, realçam os dados mais recentes da OCDE.

O aliviar das medidas de restrição e confinamento, na sequência da disseminação do novo coronavírus, conduziu directamente a uma recuperação do comércio internacional dos países do G20, que, agora, espera-se que tenha vindo para ficar. Ainda assim, as dúvidas sobre o futuro subsistem.

De acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no segundo trimestre de 2020, face ao primeiro trimestre, as exportações caíram 17,7% e as importações recuaram 16,7%, a maior queda mais desde a crise financeira de 2009. A informação mensal revela que o «colapso» do comércio internacional de mercadorias ocorreu em Abril, com as exportações e as importações no G20 a caírem 18,7% e 16% respectivamente. Depois da tempestade, o período Maio-Junho parece ter devolvido alguma acalmia ao comércio global.

OCDE: recuperação parcial, com Julho a dar bons indicadores

Segundo aponta a OCDE, os dados para Maio e Junho apontam para uma recuperação parcial em praticamente todas as economias do G20, com o alívio das medidas de contenção adoptadas. Os dados de Julho já disponíveis para essas economias apontam para uma contínua melhoria». A potência mundial China foi a única economia do G20 a denotar, contra a corrente, uma subida das exportações no segundo trimestre 2020 (9,1%), após uma decida de 9,3% no primeiro trimestre. As importações, no entanto, mantiveram o ritmo de descida, caindo 4,9%, frisou ainda a OCDE.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com