Dia do Porto de Sines

OE 2021: actividade portuária tem «papel de relevo» no «aumento das exportações»

Marítimo Comentários fechados em OE 2021: actividade portuária tem «papel de relevo» no «aumento das exportações» 342
Tempo de Leitura: 2 minutos

A proposta de Orçamento de Estado (OE 2021) para 2021 dá destaque, no contexto portuário, à aprovação das bases da concessão de exploração, em regime de serviço público, de um novo terminal de contentores no porto de Sines, incluindo o seu projecto e construção. O documento enfatiza ainda a importância da actividade portuária «no desenvolvimento da economia portuguesa» e no «aumento das exportações».

O projecto do Terminal Vasco da Gama – reportado ao detalhe pela Revista Cargo – será construído e financiado «exclusivamente pela concessionária que vier a ser seleccionada num procedimento de contratação pública internacional», lê-se no documento, hoje tornado público. À APS caberá a construção e financiamento das obras de protecção marítima e as acessibilidades marítimas e terrestres.

O concurso para o novo terminal de contentores do porto alentejano foi lançado em Outubro de 2019, tendo o prazo de apresentação de propostas sido adiado para 6 de Abril de 2021, seguindo-se, depois, a análise das propostas e a escolha dos concorrentes para negociação. Este não é, contudo, o único projecto a concorrer para a expansão da operacionalidade e produtividade da infra-estrutura portuária líder do tráfego de cargas.

OE 2021 realça «papel de relevo» dos portos na economia

Em Sines está igualmente prevista a execução da terceira fase da expansão do Terminal XXI (de contentores), cujo projecto se iniciou em 2020 e que inclui a obra de requalificação do ramal ferroviário do Porto de Sines e ampliação da rede eléctrica para alta tensão. «A actividade portuária continua a desempenhar um papel de relevo no desenvolvimento da economia portuguesa, designadamente no aumento das exportações», sublinha o documento, deixando a garantia de que se «prosseguirá o esforço de modernização dos portos nacionais, aumentando a sua competitividade e reforçando a sua ligação à rede transeuropeia de transportes, como resposta à intensificação dos transportes marítimos».

Saiba mais sobre os dois grandes projectos do Porto de Sines:

Conselho de Ministros dá luz verde ao Terminal Vasco da Gama e à expansão do Terminal XXI

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com