volkswagen truck & bus traton

Operação renderá 2 mil milhões: Volkswagen coloca em bolsa a sua unidade de camiões TRATON

Veículos Comentários fechados em Operação renderá 2 mil milhões: Volkswagen coloca em bolsa a sua unidade de camiões TRATON 279
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Volkswagen anunciou hoje que colocará em bolsa a sua unidade especializada em camiões – a TRATON – já no final deste mês. A oferta pública inicial (IPO) poderá dar origem a um encaixe de quase 2 mil milhões de euros, nesta que é já a segunda tentativa da construtora alemã em abrir o capital do negócio. Segundo adiantou a própria Volkswagen, a oferta terá um preço entre 27 e 33 euros por acção.

O free float (acções que se encontram em circulação, excluindo-se aquelas pertencentes aos controladores e aquelas mantidas na tesouraria da companhia) esperado situa-se entre 10% e 11,5%. O intervalo de preço, explica hoje o jornal digital ‘Eco’, avalia o negócio de camiões da Volkswagen entre os 1.550 e os 1.890 milhões de euros. A oferta pública inicial arrancará no início na próxima Segunda-feira e terminará no dia 27 de Junho.

A primeira negociação em duas bolsas, a Frankfurt Stock Exchange e a Nasdaq Stockholm, está marcada para o dia seguinte. «Estamos confiantes que nos estamos a aproximar da meta final. Um grande esforço de equipa trouxe-nos até aqui», declarou Andreas Renschler, CEO da TRATON. Através de um comunicado, Renschler afirmou ainda que a «Traton é um investimento atractivo» e que o «feedback» recebido «reforça tal convicção».

O encaixe possibilitado pela operação será útil para a Volkswagen apostar na progressão do negócio automóvel, revela o ‘Eco’ – boa parte desta evolução prende-se com o segmento dos veículos eléctricos. «Estou contente por termos atingido este marco no caminho do IPO da Traton», comentou ainda o CFO da Volkswagen, Frank Witter. A oferta pública, explicou, «tem como objectivo criar valor para os accionistas».

TRATON fora anunciada como «marco importante» e encaminhou IPO

Recorde-se que a Traton nasce de uma reestruturação da divisão Truck & Bus da marca – tal alteração indicava à partida o caminho para o desfecho que agora se anuncia: o grupo pretendeu, com a mudança, «aumentar ainda mais a sua independência e estar melhor preparado para o mercado de capitais», comunicou, em Junho do ano passado, o grupo Volkswagen.

«O novo nome TRATON é um marco importante na nossa jornada para nos tornarmos líderes globais do sector dos transportes. Desde a nossa fundação, crescemos juntos mais rápido do que o esperado. A TRATON vem-nos proporcionar mais independência. Fortalecerá ainda mais a identidade e a singularidade conjunta do nosso Grupo», comentou, à data, Andreas Renschler.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com