operadores porto de lisboa portos

Operadores confirmam fecho da A-ETPL; SEAL avisa que serviços mínimos estão em risco

Marítimo Comentários fechados em Operadores confirmam fecho da A-ETPL; SEAL avisa que serviços mínimos estão em risco 777
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo a Lusa, os operadores portuários de Lisboa confirmaram esta Terça-feira, dia 17 de Março, o encerramento da empresa de trabalho portuário A-ETPL – uma versão contrariada pelo SEAL, que defende que o fecho da empresa não foi ainda consumado. O sindicato alerta ainda para o perigo de incumprimento de serviços mínimos (recorde-se que decorre greve total no porto da capital) caso a A-ETPL encerre efectivamente.

Operadores confirmam fecho da A-ETPL; Porlis e ETE Prime iniciam recrutamento

Fonte da A-ETPL adiantou à Lusa que , a A-ETPL (Associação-Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa) foi fechada pelo administrador de insolvência, o que impediu, já durante esta Terça-feira, o acesso aos serviços dos estivadores daquela empresa. A mesma fonte revelou ainda que, dado o contexto actual, as empresas de estiva, por via das empresas de trabalho portuário Porlis e ETP Prime, já se encontram a recrutar outros trabalhadores – a estimativa é a de que o normal funcionamento do porto poderá ser restabelecido dentro de alguns dias.

SEAL alerta para quebra dos serviços mínimos

estivadores SEALAdianta também a Lusa que o SEAL responsabiliza o administrador de insolvência pela alegada «cessação da prestação dos serviços mínimos impostos pelo Governo da República Portuguesa no Porto de Lisboa, com vista à satisfação de necessidades sociais impreteríveis», alegando que «sem os trabalhadores da A-ETPL, esses serviços mínimos não podem ser prestados».

O sindicato revelou à Lusa que os estivadores viram barrada a sua entrada nos terminais portuários, o que, segundo vincou o sindicato, «vai deixar o Porto de Lisboa completamente parado sem que sejam sequer assegurados os serviços mínimos, em que se incluía a movimentação de cargas de bens essenciais e o transporte de mercadorias para os arquipélagos da Madeira e dos Açores».

Em carta aberta dirigida ao administrador de insolvência da A-ETPL, António Joaquim Cardoso Taveira, o sindicato adverte que a decisão de encerramento da A-ETPL poderá ter «consequências que vão muito para além do encerramento extemporâneo» da mesma.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com