revolução digital

OPINIÃO de Andrea van der Biest (Cargofive): “Como preparar o seu Transitário para a Mudança”

Empresas, Logística Comentários fechados em OPINIÃO de Andrea van der Biest (Cargofive): “Como preparar o seu Transitário para a Mudança” 321
Tempo de Leitura: 4 minutos

A mudança é sempre difícil. Como seres humanos habituamo-nos à nossa zona de conforto e resistimos muito quando alguém ou algo nos tenta sair dela. Num negócio pode ser ainda mais difícil enfrentar as mudanças uma vez que, ao mesmo tempo, muitas pessoas resistentes terão de passar pelo processo. Assim, queremos ajudá-lo partilhando como preparar o seu transitário a atravessar a mudança.

É uma das leis da vida: a mudança é inevitável. Estamos constantemente a enfrentar mudanças para sermos capazes de evoluir. Se os nossos antecessores tivessem permanecido na mesma, certamente não conheceríamos a vida que conhecemos hoje em dia. Então, porquê continuar a resistir? Todos nós deveríamos estar a abraçar mudanças como a transformação digital com o objectivo de fazer parte desta nova era. Na verdade, traz variados benefícios para todos os negócios e, em vez de retirar o melhor proveito disso, está a ser negligenciado pela maioria dos transitários.

Assim, como pode preparar o seu transitário para a mudança e fazê-lo evoluir?

Nós sabemos que é mais fácil dizê-lo do que realizá-lo. Ainda assim, pensamos que poderá começar com alguns pequenos passos para acabar por chegar lá. Nós recomendamos que:

Abrace a tecnologia

Não é segredo que a tecnologia tem vindo a revolucionar o nosso Mundo. Com nova e melhor tecnologia a surgir todos os dias, necessitamos de nos adaptar para acompanhar o mercado. A equipa das operações é especialmente afectada dado necessitar de alterar a sua forma de trabalhar sempre e quando assistimos a novos desenvolvimentos. Contudo é importante reforçar a ideia de que as novas ferramentas são uma forma de facilitar o trabalho e não uma carga extra para lidar. As ferramentas digitais, como a Cargofive, nasceram como uma resposta à necessidade detectada nas operações dos negócios. Assim, se vão optimizar os recursos necessários para uma determinada tarefa, porque não adoptá-la? Converse com a sua equipa para ajudá-los a compreender o porquê da necessidade da mudança e vá em frente!

Trabalhe na sua gestão de mudanças

Toda a mudança em qualquer negócio necessita de uma estratégia clara para ser bem-sucedida. Caso contrário, existirá um grande risco de criar problemas em vez de soluções. Certifique-se que todos os elementos e processos envolvidos estão mapeados, defina funções e responsabilidades, comunique os passos a seguir pela sua equipa e mantenha um acompanhamento rigoroso para garantir que o plano é executado dentro das suas expectativas. A comunicação é fundamental para garantir o sucesso num processo de transformação: antes, durante e depois da implementação. Todos têm de saber claramente qual é a sua função, como isso os afectará e como será o seu trabalho após a mudança.

Treine a sua equipa

Todos os membros do seu transitário devem ser treinados e qualificados para enfrentar a mudança que pretende implementar. O treino poderá marcar uma grande diferença no sucesso da implementação. Se alguém não estiver bem preparado, poderá causar um atraso ou complicar o processo de transformação aumentando os custos de execução. Deverá incluir a formação no seu plano: o que a sua equipa necessita de saber, como será ensinada, por quem, quando, onde, etc.

Comece a experimentar as novas ferramentas

Se a mudança é inevitável, e você sabe como preparar o seu transitário para a mudança, então o que o impede de experimentar novas ferramentas? A evolução não ocorrerá se continuar a trabalhar da mesma forma, portanto ofereça às novas tecnologias a oportunidade de ajudar a optimizar os seus processos. Por exemplo, usar a Cargofive poderá ajudá-lo a reduzir 80% do tempo necessário para gerar cotações e aumentar as suas vendas em pelo menos 5%. Imagine tudo o que poderia fazer com a sua equipa com esse tempo poupado, o seu transitário poderá experimentar um importante impulso!

Deverá estar ciente que nem todas as mudanças resultarão em pleno, mas poderá sempre preparar o seu transitário para alcançar o melhor. É realmente importante que procure todas as opções e escolha a que melhor se adequa ao seu negócio. Posteriormente, siga as nossas recomendações acima referidas, trabalhe em todos os aspectos necessários para enfrentar a mudança e faça com que o seu transitário evolua!

Andrea Van der Biest, Marketing Manager na Cargofive

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com