Palácio da Bolsa recebeu a primeira Assembleia Plenária do IRG-Rail em 2019

TerrestreComentários fechados em Palácio da Bolsa recebeu a primeira Assembleia Plenária do IRG-Rail em 2019300
Tempo de Leitura: 2 minutos

O IRG-Rail – Grupo Europeu de Reguladores Independentes, que assumiu no ano de 2019 presidência Portuguesa, realizou a sua primeira Assembleia Plenária na cidade do Porto. O evento decorreu no dia 27 de Maio, no Palácio da Bolsa, e contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Porto recebeu a primeira assembleia plenário do IRG-Rail em 2019

A primeira Assembleia Plenária do IRG-Rail de 2019 teve lugar no Porto, sob a presidência de João Carvalho, Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Rui Moreira «honrou os membros do IRG-Rail com um discurso de abertura, tendo efectuado uma breve introdução à história da cidade do Porto e destacado a importância da regulação económica no desenvolvimento do Mercado Europeu», adiantou o IRG-Rail.

O Presidente do IRG-Rail iniciou aos trabalhos «informando os Membros sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os representantes do sector e dos passageiros ferroviários, com quem estão agendadas reuniões a realizar em Junho deste ano. Adicionalmente, foi eleita a nova Co-chair do Grupo de Trabalho de Market Monitoring, Anh Lai, que pertence ao Regulador Francês, ARAFER, e se junta, assim, à Dra. Teresa Gonçalves, da AMT, na coordenação deste grupo de trabalho», revelou o organismo através de um comunicado.

Evolução do Programa de Trabalhos foi detalhada

Os grupos de trabalho e sub-grupos do IRG-Rail deram nota sobre o progresso realizado nas actividades planeadas no Programa de Trabalhos para 2019. A task-force da Multimodalidade apresentou os desenvolvimentos na análise de case-studies intermodais e multimodais na competição do sector de Transporte. Foi, ainda, realizada uma apresentação sobre o 7º Relatório Anual de Monitorização do Mercado Ferroviário, contendo contribuições de 29 países e informações dos últimos cinco anos.

Adicionalmente, promoveu-se uma tour de table sobre a implementação do 4º Pacote Ferroviário (Pilar de Mercado) e aplicação do Teste de Equilíbrio Económico, na qual os diversos Membros do IRG-Rail tiveram a oportunidade de fazer várias e importantes contribuições.

Jorge Delgado enfatizou «papel do IRG-Rail na criação de um mercado ferroviário europeu único»

Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, encerrou a Assembleia Plenária «reconhecendo o papel único e de grande relevância do IRG-Rail na criação de um mercado ferroviário europeu único, competitivo, eficiente e sustentável, através da harmonização e troca de informações económicas e técnicas e melhores práticas entre seus membros, destacando, ainda, a importância do sector dos transportes para a economia e sua actual transformação».

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com