canal do panama

Panamá e China delineiam memorando de entendimento para cooperação no sector marítimo

Marítimo Comentários fechados em Panamá e China delineiam memorando de entendimento para cooperação no sector marítimo 393
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Ministro de Assuntos Marítimos do Panamá, Jorge Barakat, reuniu-se com o Ministro dos Transportes da China, Li Xiaopeng, que se encontra em visita oficial ao país da América Central. O governante chinês foi acompanhado por uma delegação do governo e de representantes de empresas chinesas que trabalham no sector marítimo do Panamá.



Ambos os governantes manifestaram o interesse em atingir um entendimento aprofundado no plano marítimo – as conversações já arrancaram, na sede da Autoridade Marítima do Panamá. O memorando de entendimento abrangerá projectos e actividades passíveis de contribuírem para o fortalecimento das relações entre os dois países.

«Contribuição mútua» tem vindo a ser frutífera, confirma Jorge Bakarat

«A contribuição mútua em áreas como a protecção ambiental marítima, a certificação e a formação de marítimos, o documentação de navios, entre outros, cresceu com o tratado assinado pelo Panamá e pela China em Novembro de 2017, que entrou em vigor em Maio», comentou Jorge Barakat. «O acordo promove o desenvolvimento marítimo e portuário do Panamá e da China, fortalece o Registo de Navios e apoia a Autoridade Marítima da China», disse.

«Assistimos a uma cooperação entre ambas as administrações, não apenas em questões marítimas, mas também em aéreas como os recursos humanos e a educação», afirmou Li, vincando ainda a intenção de conceder bolsas de estudo a estudantes panamianos, para que estes possam ter aulas na Universidade Marítima de Dalian.

Construção do terminal de contentores Panama Colon Container Port reflecte investimento chinês no país

«Os investimentos chineses estão presentes no sector marítimo com a construção do terminal de contentores Panama Colon Container Port (PCCP), no lado do Atlântico, em Isla Margarita, que está 30% concluída. Quando o projecto for concluído, aumentará a capacidade dos portos panamianos em 2,5 milhões de TEU», informou Barakat.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com