Dia do Porto de Sines

Pandemia atrasa Terminal Vasco da Gama: Sines projectará novo concurso internacional

MarítimoComentários fechados em Pandemia atrasa Terminal Vasco da Gama: Sines projectará novo concurso internacional362
Tempo de Leitura: 2 minutos

O prazo do concurso internacional para a concessão do novo terminal de contentores do Porto de Sines, apelidado de Terminal de Vasco da Gama terminou no passado dia 6 de Abril sem quaisquer propostas efectuadas – em comunicado, a administração portuária explica que a pandemia afectou fortemente a disponibilidade de investimento das empresas. O «clima de incerteza» força, assim, à preparação de um novo concurso.

Finalizado na passada Terça-feira (dia 6 de Abril) o prazo de entrega de propostas do procedimento de concurso internacional, referente ao projecto do Terminal Vasco da Gama, a APS revelou que a ausência de propostas concretas se deve ao «contexto pandémico que vivemos desde o início de 2020» e que tem vindo a ter «repercussões adversas na economia global, e no shipping em particular, fomentando um clima de incerteza, principalmente ao nível da actividade dos principais armadores e operadores de terminais de contentores mundiais».

Pandemia atrasa: «Contexto adverso» inibiu o concurso, que será adaptado

Assim, explica a administração portuária liderada por José Luís Cacho, o «contexto adverso» prejudicou e inibiu o projecto de construção e exploração do novo terminal de contentores do porto alentejano (que se juntará ao Terminal XX), que frisou a APS, «envolve o comprometimento de um considerável volume de investimento totalmente privado, sendo para tal necessário e desejável que decorra num contexto económico favorável e estável». Assim, adiantou a APS no comunicado, será adaptado o procedimento do concurso às vicissitudes da situação actual.

«Tendo em conta os fortes constrangimentos macroeconómicos actuais, a Autoridade Portuária propõe-se adaptar o procedimento do concurso ao contexto actual, flexibilizando alguns aspectos que o enquadrem no panorama do shipping internacional, e olhando para o futuro com a convicção que este é um projecto a concretizar logo que as tendências do mercado se nos afigurem mais favoráveis», vincou, no comunicado, a APS.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com