Kenworth e UPS cooperam no âmbito do projecto de eficiência energética SuperTruck II

Logística, Terrestre Comentários fechados em Kenworth e UPS cooperam no âmbito do projecto de eficiência energética SuperTruck II 279
Tempo de Leitura: 2 minutos

A fabricante de camiões Kenworth e a referência global de logística UPS firmaram uma colaboração no âmbito do programa SuperTruck II, promovido pelo Departamento de Energia dos EUA, recorrendo aos dados-padrão da gigante de distribuição de encomendas (relativos aos ciclos de trabalho) para desenvolver um protótipo de camião ultra-eficiente em termos energéticos.



O projecto do novo protótipo de camião será baseado no famoso tractor T680 da Kenworth, munido de um motor Paccar MX, revelou a empresa norte-americana, que trabalhará afincadamente para desenvolver avanços nas eficiências aerodinâmicas, na performance do motor e do powertrain, utilizando, para tal, 8 milhões de dólares cedidos pelo Departamento de Energia dos EUA.

Projecto SuperTruck II receberá 12 milhões de financiamento estatal até 2021

De acordo com a construtora de Washington, este projecto poderá receber até 12 milhões de dólares em financiamento adicional durante os próximos três anos, sujeito a dotações anuais do Congresso, que, até agora, mostrou empedernido apoio à iniciativa SuperTruck II, cujas metais gerais são a melhoria da eficiência do frete em 100% (medida em toneladas por litro) face ao SuperTruck (programa original) e da eficiência termodinâmica do motor em 55%.

«A UPS implementa tecnologia avançada para gerir com eficiência o transporte de encomendas e cargas», disse Mike Dozier, gestor da Kenworth e vice-presidente da Paccar. «Para o projecto SuperTruck II, a UPS fornecerá orientações sobre seus ciclos de acção para impulsionar o desempenho do SuperTruck II. Oferecerá também consultoria sobre a viabilidade comercial e a aceitação do motorista face às tecnologias desenvolvidas no SuperTruck II», explicou.

Programa visa redução do consumo e da emissão de gases poluentes

«Este programa é projectado para produzir avanços tecnológicos que beneficiarão as frotas e os operadores de camiões com futuras reduções no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes», comentou Dozier. Recorde-se que o programa SuperTruck II é financiado pelo Gabinete de Tecnologias Veiculares do Departamento de Energia, com o objectivo de produzir um camião com maior grau de eficiência, uma nova etapa de evolução face ao programa original SmartTruck, de 2009.



Foto: Kenworth

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com