Parlamento Europeu aprovou redução das emissões de CO2 dos veículos pesados para 2030

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O Parlamento Europeu aprovou, na passada Quinta-feira, a legislação que estabelece uma meta de redução das emissões de camiões novos de 30% pelo ano de 2030, com uma meta intermédia de 15% até 2025, em comparação com os níveis registados em 2019.

A nova legislação comunitária também exige que os fabricantes garantam, em 2025, que as vendas de veículos pesados ​​com emissões zero ou emissões reduzidas representem pelo menos 2% de sua quota de mercado.

Do mesmo modo, plasma também e nova normativa que a Comissão Europeia terá de propor em 2022 novos objectivos para a próxima década, em consonância com os compromissos assumidos no Acordo de Paris.

O Parlamento Europeu validou – com 474 votos a favor, 47 contra e 11 abstenções – o acordo alcançado com os Estados-Membros. Trata-se da primeira vez que a União Europeia estabelece uma meta de reduzir as emissões de CO2 para este tipo de veículos. Além disso, é um objectivo vinculante, de modo que os fabricantes de camiões que não cumpram a normativa terão que enfrentar uma penalização financeira.

Recorde-se que as emissões de veículos pesados, como os camiões e os autocarros, representam cerca de 6% do total de emissões de dióxido de carbono (CO2) do bloco comunitário e aproximadamente 27% das emissões do sector dos Transportes.

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